São sete os espetáculos com nomes conhecidos da música portuguesa e programados pela Câmara de Vila do Conde para as festas de S. João, que regressam após dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19.
Assim, o primeiro concerto terá lugar a 3 de junho, com Carminho, e seguem-se, José Cid (dia 4), António Zambujo (dia 9), David Carreira (dia 10), HMB (dia 18), Banda Sinfónica Portuguesa (dia 19) e Toy (noite de S. João).
O programa deste ano “consolida as atividades que contam com o envolvimento ativo das freguesias”, explica a autarquia, como a exposição dos Mastros de São João, de 11 a 24, na Praça da República e o Desfile de Mordomas e Etnográfico no dia 11, na Praça Vasco da Gama.
Com as festas regressa também o Festival de Novos Talentos, de 20 a 22 de junho, e visitas guiadas gratuitas subordinadas ao tema “Conhecer as tradições de São João de Vila do Conde”, nos dias 11 e 18.
O ponto alto das festividades está na Noite de São João, com as marchas luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça, seguidas das atuações de ambos os ranchos e culminando com uma grande sessão de fogo de artifício. O dia 24 de junho, Dia de São João, é marcado pela celebração de uma missa, seguida da Procissão em honra do padroeiro e à noite pela tradicional ida à praia e sessão de fogo preso.