Depois de dois anos de ausência, devido à pandemia da covid-19, a Junta da União de freguesias da Póvoa, Beiriz e Argivai, voltou a levar até à Rua da Junqueira e adjacentes os Jogos Tradicionais poveiros.
Desta forma, a junta pretendeu sensibilizar a população e nomeadamente a juventude para que conheçam as brincadeiras do antigamente, focado numa era não digital, com os jogos da Pela, Carriandas, Boiada, Macaca e do Pião e Rapa.
No balanço desta iniciativa, Ricardo Silva, presidente da Junta, explicou que a estas iniciativas de promoção dos Jogos Tradicionais junto dos mais novos, “foi acrescentado a caderneta de cromos, a entrega de Kits de Jogos Tradicionais a todas as Escolas do 1º Ciclo da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai e várias ações nas escolas de divulgação dos nossos jogos tradicionais ao longo do ano”.
Para o líder da junta, “o futuro da Póvoa de Varzim também se constrói alimentando o sentido de pertença e amor às tradições dos mais novos”, e valorizou que “nada disto seria possível sem as Associações de Pais, o Museu Municipal Póvoa de Varzim – GAM, a Bolsa de Voluntariado da Póvoa de Varzim e os funcionários da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai União de Freguesias”.
Fotos José Alberto Nogueira