Cerca de 520 alunos do 3º e 4º anos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho da Póvoa de Varzim estiveram no fim de semana no Rates Park – Parque Verde da freguesia, onde participaram no acampamento juvenil, este ano com o tema “Uma Aventura… Escuteiro por 3 Dias”.
Foi o regresso desta concentração de jovens poveiros, numa iniciativa que esteve interrompida nos últimos dois anos devido à pandemia da covid-19.
Provenientes dos diferentes agrupamentos de escolas do concelho, os alunos conheceram a identidade, organização, os valores e método escutista, no sentido de reviver a experiência principal do Acampamento de Robert Baden-Powwell, fundador do movimento, na ilha de Browsea.
O evento foi coordenado pelo Corpo Nacional de Escutas – Núcleo Cego do Maio, que levou até ao local várias atividades, as quais contaram também com o apoio logístico da Escola dos Serviços da Póvoa de Varzim. Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara deslocou-se até ao Parque Verde de Rates, onde deixou uma mensagem de incentivo no percurso académico de cada um, e na união entre todos. Para a Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim (FAPEEPVarzim), entidade que se associou à ação através das várias associações de pais, esta foi “uma experiência fantástica e única dos nossos finalistas”, e deixou à Câmara da Póvoa de Varzim, um agradecimento “por estarem há 27 anos a proporcionar esta experiência às crianças do concelho”. Foto FAPEEPVarzim |