Quarta-feira, Novembro 27, 2024

TeleTrade: Sinais positivos do BCE podem não curar as feridas económicas

Os amplos indicadores de mercado de Wall Street perderam quase 3,5% em comparação com a alta de junho do S&P 500 de 3.945,50 pontos. Enquanto isso, o preço futuro do Brent do Mar do Norte está a subir, ultrapassando a barreira de 115 dólares por barril.

É o que está a acontecer desde que as consequências da crise ucraniana começaram a impactar negativamente as condições ambientais das empresas, segundo o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt). As tentativas de uma proibição mais abrangente de produtos petrolíferos e compras de ouro da Rússia pelo grupo G7, originalmente projetadas para reduzir as fontes de renda do Kremlin, estão a contribuir para o aumento dos preços das commodities. Isso também contribui para uma fragmentação ainda mais profunda das cadeias de suprimentos e dos elos comerciais. A paciência de grandes fundos e pequenos investidores privados está a diminuir e a zona de suporte técnico de vários meses para os índices compostos de ações dos EUA e da Europa estão à beira do fracasso.

É improvável que a alta retorne nos próximos meses, mesmo que os reguladores do banco central assumam o papel de “sub-falcões” de carga parcial. Seguindo esse caminho do meio, a Federal Reserve (Fed), o Banco Central Europeu (BCE) não serão capazes de superar a espiral inflacionária recorde, que está a afetar as perspectivas de lucros corporativos, acredita o analista da TeleTrade. A chefe do BCE, Christine Lagarde, repetiu que a sua equipa multinacional de funcionários financeiros está comprometida com um pequeno aumento de 0,25% nas taxas de juros em julho pela primeira vez desde 2011, e provavelmente também no final de setembro. Isso não parece ser uma resposta suficiente, enquanto isso, ela alertou que “a inflação na zona euro está bastante alta e deve permanecer assim por algum tempo”. “As pressões inflacionistas estão a alargar-se e a intensificar-se” sendo “um grande desafio para a nossa política monetária”, acrescentou.

O crescimento salarial na zona do euro deveria dobrar para 4%, mas na Alemanha a taxa anual de inflação caiu de 8,1% para 7,5% nesta semana, o dobro do aumento salarial esperado. Quanto aos europeus do sul, a inflação espanhola “inesperadamente” subiu para 10%, um novo valor recorde de 30 anos, que subiu drasticamente de um nível de 8,5% há um mês.

Todos gostariam de ouvir o que mais Christine Lagarde, assim como o presidente da Fed, Jerome Powell, o presidente do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, e outros importantes formuladores de políticas monetárias têm a dizer sobre esses desafios da inflação. No entanto, continua a prevalecer a preocupação de que discursos altivos não sejam capazes de curar feridas profundas e penetrantes. Isso pode estragar até mesmo a atitude de “não me importo” de alguns fãs de investimentos obstinados, com riscos de perder a sua religião junto com a força dos bastiões de apoio mais próximos.

Isenção de responsabilidade:

As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário