Da Horta à Cantina, do Grupo de Vizinhos Vairão, Vila do Conde, e Negreiros Saudável, da Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Negreiros, são as duas causas sociais candidatas ao prémio do Bairro Feliz que está em exposição no hipermercado Pingo Doce, em Argivai. São os clientes que vão escolher a proposta vencedora.
A votação, que decorre até 22 de outubro, começou no passado sábado na presença de elementos do hipermercado e instituições que representam as duas propostas. Para a votação, os clientes Pingo Doce vão receber uma Moeda Bairro Feliz, por cada 10 euros em compras (máximo de 3 moedas por compra), que lhes permite votar numa das duas ideias, colocando essa mesma moeda no respetivo mealheiro de votação. As causas mais votadas pela comunidade de cada Bairro serão anunciadas a 22 de outubro, depois de se pesarem os mealheiros.
A Causa A é defendida pelo Grupo de Vizinhos Labruge, Vila do Conde, com o projeto “Da Horta à Cantina”, em que o desafio passa por investir o valor do prémio na criação de um pomar e uma horta biológica. Por sua vez a Causa B, apresentada pela Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Negreiros, consiste na aplicação do prémio em máquinas bio saudáveis para que a comunidade possa fazer exercício, e olhar pela sua saúde.
“Enquanto membro da comunidade, o Bairro Feliz permite que vizinhos e entidades locais inscrevam ideias que gerem um impacto positivo e respondam às necessidades das populações. É por isso que encontramos uma diversidade tão rica, e que tanto nos orgulha, nas causas inscritas nas 80 lojas Pingo Doce do distrito do Porto”, sublinha Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.
O programa Bairro Feliz está a decorrer, no distrito do Porto, em 80 lojas, existindo 160 causas em votação. Cada loja Pingo Doce tem duas causas a votação e irá financiar a concretização daquela que receber mais votos da vizinhança na sua loja.
Recorde-se que o Programa do Pingo Doce visa fortalecer o vínculo com as comunidades locais e promover uma relação mais próxima e ativa com o bairro, garantindo que contribui para o bem-estar geral e, em especial, das comunidades onde se inserem as suas lojas. Fotos MAIS/Semanário.