Quando o condutor carrega no pedal do travão, a pressão na linha de travagem aumenta e os pistões dos cilindros do travão de serviço saem e pressionam o cilindro ou tambor do travão contra o pedal do travão. Este último, por sua vez, está firmemente assentado no cubo da roda e o veículo abranda ou pára por completo.
O impacto inevitável das pastilhas de travão nos discos de travão leva ao desgaste nas suas superfícies. A vida útil dos discos de travão depende de factores tais como: a ausência de defeitos no sistema de travagem, as condições de funcionamento do carro, o estilo de condução do seu proprietário. Além disso, é necessário ter em conta a quilometragem com a utilização destes elementos, a sua qualidade e tipo. Afecta negativamente o funcionamento do sistema de travagem da sujidade do automóvel e do piso molhado da estrada, a presença de reagentes químicos sobre eles. No tempo de troca dos discos de travagem, indica frequentemente o seu fabricante, directamente no produto.
Os discos de travão podem ser grosseiramente divididos em diferentes tipos de discos. Em termos de estrutura podem ser sólidos (uma peça) e compostos (não mais peças), e também de acordo com o método de refrigeração: não ventilados e ventilados. Um tipo é o disco ventilado da Ridex. O disco tem uma espessura de 25 mm e uma altura de 49,9 mm.
O disco de travão Ridex 82B0031 tem um diâmetro de 312 mm, a sua parte do rotor consiste em dois discos, entre os quais existem canais de ventilação. Muitas vezes, este tipo é colocado no eixo dianteiro do carro. O objectivo dos mesmos é proporcionar um melhor arrefecimento. Consistem em duas placas do mesmo diâmetro, que estão ligadas por várias dezenas de pontes, mas existe também uma câmara de ar entre elas (normalmente o seu valor é de cerca de um centímetro). O espaço de ar é necessário para permitir a remoção de calor durante a travagem. Em alguns discos, os jumpers têm uma forma curvada. Isto é feito especificamente para que, ao rodarem, estes lintéis se transformem numa espécie de pás de ventoinha que dissipam o calor. Tais discos lidam eficazmente com a travagem mesmo sob cargas significativas com calor elevado.
Os discos de travagem desgastados ou problemáticos devem ser substituídos. É um material dispensável do qual depende a segurança do condutor, dos passageiros e dos utentes da estrada nas proximidades. A principal (e mais importante) causa do desgaste dos discos de travão é a redução da espessura do disco de travão para dimensões ĸitic, que variam de fabricante para fabricante e são especificadas nas instruções relevantes do fabricante de discos de travão.