Num contexto de aumento de preços energéticos e inflação, a empresa Solvenag apresenta algumas razões para instalar painéis fotovoltaicos, de maneira a reduzir a fatura de eletricidade nas empresas.
- Solução de Autoconsumo de energia
O autoconsumo é a produção de energia para consumo próprio com recurso a painéis fotovoltaicos.
Graças ao Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de março e as Portarias n.º 14/2015 e n.º 15/2015, de 23 de janeiro, agora é possível consumir a energia que produz.
As empresas apresentam um consumo constante maioritariamente diurno, coincidindo com a maior produção fotovoltaica, traduzindo-se dessa forma numa poupança imediata.
- Poupança imediata
A partir do momento em que instala os painéis solares na sua habitação ou empresa, a poupança é imediata. No dia da ligação, fica de imediato a consumir energia proveniente dos painéis solares em detrimento da energia da rede.
- Vender a sua energia
A atual crise energética está a originar uma elevada procura por eletricidade e consequente aumentos dos preços, assim os sistemas de autoconsumo podem muitas vezes, ser dimensionados por excesso uma vez que o excedente poderá ser injetado e vendido à rede.
O processo é simples, rápido e não origina custos acrescidos.
- Amortização do Investimento
A instalação de painéis solares na sua empresa pode representar um investimento a partir dos 5000 euros, dependendo da quantidade e tipo de painel solar, do tipo de estrutura e dos seus gastos energéticos, entre outros. Com um correto dimensionamento um sistema fotovoltaico de autoconsumo pode levar à redução da fatura de energia elétrica até 80% e o pay-back do sistema é muitas vezes inferior a 3 anos.
- Independência energética
Ao usar energia solar para abastecimento de energia torna-se independente da rede pública e de energias fósseis como é o caso do carvão, o gás natural ou o petróleo. Produz e consome a sua própria energia, de acordo com as suas necessidades e, muito importante, confere um título de Responsabilidade Ambiental à sua Empresa.
Extra: Incentivos e Apoios a Fundo Perdido
Existem diversos programas de apoio à aquisição, desde edifícios particulares, empresas agrícolas, unidades agroindustriais e por fim unidades industriais.