Maioria PSD aprova orçamento da Junta que prevê obras nas freguesias e apoios sociais

0
1544

A maioria PSD na Assembleia de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, aprovou na noite de terça-feira, o Plano e Orçamento (876 mil euros) do próximo ano para a gestão da união das três freguesias. As restantes forças políticas (PS, CDU, Chega, BE e IL) votaram contra.

Para Ricardo Silva, presidente do executivo da Junta, “esta é a assembleia mais importante para a vida da junta. Trata-se da votação do orçamento e programa de ação para o ano de 2023. Foi aprovado por maioria sem de facto grande argumentação pela oposição para votar contra até porque o trabalho seja ele social, cultural e de investimento está à vista de todos nas três freguesias”.

E o autarca justifica que o plano prevê “a construção de uma avenida em Argivai, um Centro Ocupacional em Beiriz, como tanto apoio social às pessoas”. E esclarece que “não podemos de forma responsável, implementar medidas como o aumento de apoios sociais e ao mesmo tempo reduzir em 50% as receitas cobradas na feira das Moninhas. Não é possível fazer mais omeletes com menos ovos”.

Aprovada proposta do Bloco de Esquerda

Na sessão e no período antes da ordem do dia, foi aprovada uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda sobre o Eco-Freguesias, que apenas contou com os votos contra da IL e abstenção do Chega.

O Eco-Freguesias XXI visa trabalhar com as freguesias a fim de contribuir para implementação da sustentabilidade ambiental, social e económica a nível local, reconhecendo e divulgando as melhores práticas associadas à cidadania participativa e à gestão sustentável do território.

Para o BE, “a participação no Eco-Freguesias XXI implica a realização de um diagnóstico para aferição dos principais problemas e situações a melhorar na Freguesia e a definição de um plano de ação que operacionaliza as estratégias, prioridades e objetivos da Junta de Freguesia em matéria de ambiente e sustentabilidade”.

Sobre esta proposta, Ricardo Silva, disse que, “é sempre possível o diálogo e a colaboração com todas as forças políticas. Foi aliás a mensagem que passei no final da assembleia: aproximam-se tempos difíceis e conto com todos e com todas as forças políticas para cumprir a missão da assembleia e da junta que é melhorar as condições de vida das pessoas da Póvoa, Beiriz e Argivai”.