Trail da Póvoa de Varzim espera receber 600 atletas na prova de 22 de janeiro

0
2271

São esperados cerca de 600 atletas no VI Trail Running da Póvoa de Varzim, avança a organização, liderada pelo CDC Navais. Os participantes vão percorrer trilhos e caminhos do concelho da Póvoa de Varzim a 22 de janeiro. O Parque Desportivo Alberto Silva, localizado na freguesia de Navais, será o ponto de partida e chegada da prova. A apresentação da prova decorreu ao início da noite de sexta-feira na sala de imprensa do Estádio Municipal da Póvoa.

Mário Fonseca, considerado “o pai e mentor da prova” explica que após a interrupção de dois anos, devido à pandemia covid-19, “este ano temos atletas do Brasil, Espanha, França, Itália, Macedónia, Rússia, Ucrânia e Grã-Bretanha. Entre os portugueses, vêm do Minho ao Algarve”. Sobre a prova, justificou que “resolvemos reduzir a distância para 25 quilómetros por duas razões, uma para irmos de encontro daquilo que os atletas desejam nesta altura. A segunda, gostaríamos que o Trail decorra única e exclusivamente dentro do concelho da Póvoa de Varzim. Desenhamos um percurso em relação aos outros anos em 99% diferente, o 1% que é idêntico é a subida do escadório de S. Félix, em Laúndos, que se mantém inalterado desde a primeira edição”.

Para Fernando Ramos, presidente do CDC Navais, o evento confere ao local “uma dinâmica e uma movimentação de pessoas útil e necessária, pois nenhum espaço, por muito bonito e interessante que seja, existe sem pessoas e que o tornem útil à sociedade”. E acrescentou: “Esta prova tem crescido ao longo dos anos, reinventando-se de maneira a chegar a mais público, mas mantendo sempre a sua identidade e a sua marca. De Navais e da Póvoa de Varzim para o país e para o mundo. São já alguns os atletas e outras de outras nacionalidades e de países vizinhos que fazem esta prova. E isto é para nós, enquanto associação, um motivo de orgulho e de satisfação. Faz-nos querer continuar a trabalhar e a fazer mais e melhor”.

Por sua vez, Fernando Rosa, presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, sublinhou o apoio da junta e fez o desafio de que “podem inventar mais eventos, porque a Junta estará sempre presente a apoiar esses eventos”. O autarca entende como positivo atribuir o nome de Póvoa de Varzim ao trail “dado que o evento já tem a dimensão de todo o concelho”.

A prova, composta pelo Trail Longo de 25km, Trail Curto de 16km e uma Caminhada de 6km, vai continuar a contar com uma dupla de padrinhos. Verónika Moreira e Carlos Natividade Silva, atletas do panorama nacional do trail running.