Candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude é entregue a 6 de fevereiro

0
1343
Foto: CMVC

Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, avançou que a candidatura da cidade a Capital Europeia da Juventude 2026 será formalmente entregue a 6 de fevereiro. O autarca falava à margem do Fórum da Juventude Vilacondense, que reuniu mais de 250 jovens no Teatro Municipal.

“Estou muito confiante de que seremos bem-sucedidos nesta candidatura, que tem qualidade e bases sólidas para ser escolhida”, disse Vítor Costa. “Mas, mais importante é este caminho que estamos a fazer, envolvendo os jovens, num processo que não termina na entrega da candidatura nem na decisão final, mas sim nas sementes que deixámos para o futuro”, continuou.

Depois da entrega da candidatura, serão selecionadas em março as cinco melhores candidaturas que, em seguida, vão continuar os trabalhos até que uma seja eleita. A candidatura de Vila do Conde é a única a nível nacional.

Para o autarca, os pontos fortes da candidatura passam pelos próprios vilacondenses, “sobretudo os jovens”, mas também pela “localização, equipamentos desportivos e culturais, o património arquitetónico, cultural e natural, além da nossa história milenar, sempre marcada um fortíssimo sentimento identitário e com vontade de vencer”.

Garantiu ainda que um dos pontos fortes da candidatura “o desafio de fazer muito, com pouco [dinheiro]”, com a premissa de que “um investimento baixo também pode dar, com trabalho e dedicação, bons resultados, é um exemplo para os jovens”. “Por isso, esta é uma candidatura dos jovens e para os jovens, envolvendo a comunidade, as associações, as freguesias e os decisores políticos, num trabalho que tem de ser conjunto”, afirmou.