O filme ‘Ice Merchants’, de João Gonzalez, é um dos nomeados ao Óscar de Melhor Curta Metragem de Animação. É o primeiro filme português a chegar a este patamar.
João Gonzalez, de 27 anos, é natural do Porto, mas tem em Vila do Conde algumas das suas raízes. De acordo com a Câmara Municipal, o cineasta “é proveniente de conhecidas famílias vilacondenses, sendo filho de Pedro Almeida e de Helena Paula Gonzalez, podendo ainda ser referido o seu avô paterno, comandante João Morais de Almeida, e a sua avó materna, professora Helena Gonzalez”.
‘Ice Merchants’ conta a história de um homem e o seu filho, que saltam de paraquedas todos os dias da sua casa, instalada num precipício, para vender gelo na aldeia mais próxima, na base da montanha.
O filme estreou em Cannes, onde venceu o prémio do júri da Semana da Crítica por considerado a Melhor Curta-Metragem em competição, e já venceu o prémio ‘Rigo Mora’ do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, destinado à melhor curta de animação internacional.