Recolha de rolhas de cortiça já significa mais 900 árvores em Vila do Conde

0
1245

No âmbito do projeto ‘Rolha a Rolha Semeie a Recolha’, inserido no programa nacional Green Cork, a Câmara Municipal de Vila do Conde implementou a recolha seletiva porta-a-porta de rolhas de cortiça em 56 estabelecimentos de restauração e similares. Por cada 50 rolhas recolhidas, o projeto atribui uma árvore autóctone, e em Vila do Conde a recolha significa já o fornecimento de cerca de 900 árvores, adianta a autarquia em comunicado.

Estas árvores serão plantadas em áreas do projeto ‘Arboretos Urbanos’, da rede de arboretos no concelho de Vila do Conde.

Com a iniciativa, a autarquia “pretende promover a valorização do capital natural do território e sensibilizar a comunidade para a adoção de práticas mais sustentáveis de economia circular e de combate às alterações climáticas”, acrescenta.

A recolha porta-a-porta de rolhas de cortiça em Vila do Conde é feita com o apoio da LIPOR, da Quercus e de parceiros como a Corticeira Amorim, a BA Vidro e a Extruplás.

Desde 2008, o programa Green Cork já permitiu a recolha de mais de 98 milhões de rolhas e a plantação de mais de um milhão de árvores em Portugal.