Canidelo assinala centenário de nascimento de Albino Aroso (fotos)

0
1271
Foto: CMVC

Albino Aroso Ramos, médico e político nascido em Canidelo, Vila do Conde, celebraria 100 anos a 22 de fevereiro. O aniversário de nascimento do chamado “pai do planeamento familiar” em Portugal, foi assinalado pela Câmara Municipal e a União de Freguesias de Malta e Canidelo com uma homenagem à personalidade.

Na quarta-feira, foi celebrada uma eucaristia na Igreja Paroquial de Canidelo e uma romagem ao cemitério. Depois, seguiu-se o descerramento de uma placa alusiva ao centenário do nascimento na casa onde Albino Aroso nasceu, na Rua de Caracoi, em Canidelo.

No descerramento da placa evocativa, o presidente da Câmara, Vítor Costa, falou de uma “justa homenagem a um Homem que foi um defensor da dignidade humana e sensível aos dramas sociais”. Lembrou ainda que Albino Aroso “foi responsável pela produção da principal legislação para reduzir drasticamente os índices de mortalidade materno-infantil no país”.

Segundo a autarquia, “este foi o primeiro momento do programa de comemoração e homenagem a Albino Aroso, estando outros programados até ao final do ano”.

Albino Aroso nasceu a 22 de fevereiro de 1923. Foi secretário de Estado por duas vezes. Em 1967, foi um dos fundadores da Associação Portuguesa para o Planeamento Familiar e, entre outros cargos, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Ginecologia. Faleceu a 26 de dezembro de 2013, no Porto.