É já neste sábado, 13 de maio, que têm início as celebrações da 75ª Peregrinação Arciprestal ao Santuário da Senhora da Saúde em Laúndos. A marcar o arranque das cerimónias, depois da celebração da Eucaristia no Santuário lanutense às 19h30, o andor da Senhora da Saúde seguirá até à cidade da Póvoa de Varzim, no carro dos Bombeiros Voluntários.
A chegada ao quartel dos Bombeiros da Póvoa de Varzim está prevista para as 21h30. Em seguida, o andor será recebido na Praça da República, ou Largo de Santiago, onde se inicia a procissão de velas e recitação do terço em direção à Igreja Matriz.
A procissão termina com uma alocução à Senhora da Saúde, oração pela paz no mundo e consagração da cidade.
Com início a 19 de maio e até dia 27, na Igreja da Matriz, será celebrada a novena preparatória pelas 18h15 e novamente às 21h30.
A Peregrinação Arciprestal vai decorrer no último domingo do mês de maio, dia 28. Às 7h30, é celebrada a eucaristia na Igreja Matriz. Todo o arciprestado é, depois, convidado a rumar a pé até Laúndos, onde a eucaristia voltará a ser celebrada pelas 11 horas, presidida pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga.
Já às tarde, pelas 16 horas, o terço é recitado pelas irmãs da Congregação Religiosa da Aliança de Santa Maria, seguido da Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento e Cerimónia do Adeus a Nossa Senhora da Saúde.
A 75ª Peregrinação Arciprestal ao Santuário da Senhora da Saúde em Laúndos é organizada pela Confraria de Nossa Senhora da Saúde, pela Paróquia de São Miguel de Laúndos, pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Matriz, e pelo Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.
A peregrinação nasceu de uma sugestão apresentada por Maria da Paz Varzim ao Monsenhor Pires Quesado. Em 1944, começaram os preparativos e, dois anos depois, surgiu a primeira peregrinação.
Foto arquivo.