Tobias Trocado, coordenador da Escola de futebol do Varzim – Os Tarrotes, é o novo coordenador do setor da Formação do Clube, anunciou esta sexta-feira Edgar Pinho, presidente da Direção alvinegra, durante a apresentação do torneio infantil S. Pedro Cup, que irá decorrer no estádio do emblema poveiro, nos dias 17 e 18 de junho.
Aos jornalistas, Tobias Trocado lembrou o seu crescimento como atleta no clube e os tempos áureos da Formação, com várias equipas nas fases finais e o viveiro de bons jogadores existente na Póvoa. No entanto, o novo coordenador disse que “todos nós hoje percebemos que a Formação do Varzim não passa o melhor dos momentos. E não é andar aqui com promessas. Agora todos nós sabemos o trabalho que temos que fazer e criar condições para que no futuro os jogadores não queiram sair daqui”.
Por sua vez, Edgar Pinho salientou que a entrada de Tobias Trocado na organização da Formação, “é já um momento tardio de viragem que ela (Formação) era para ter. Infelizmente, não aconteceu e os 2 anos de covid fizeram regredir a formação também a nível nacional”.
O dirigente, acredita nesta nova fase na Formação e que Tobias “terá desta direção toda a força”, mas não deixou de mencionar “que o Varzim perdeu efetivamente tempo, até porque outros clubes, como Braga, Famalicão, Vitória e Paços de Ferreira vêm cá pescar atletas, porque efetivamente o trabalho aqui feito por razões que não vou sequer referir, não foi suficientemente forte para segurar os nossos meninos”.
No final, o presidente da Direção expressou um agradecimento a Tomás Galhardo, anterior coordenador da Formação “que foi o nosso diretor de formação interino, porque foi chamado a funções já com a época em curso, aceitou o desafio. Quero deixar esta palavra sincera de agradecimento pelo trabalho feito, que eu sei que não foi fácil”.