Tendo como tema os 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade, saiu na tarde de domingo o Cortejo de Usos e Costumes. Todas as freguesias do concelho, à exceção da Estela, que celebrava na mesma altura as Festas em honra de S. Tomé e de Nossa Sra. do Alívio, participaram no cortejo.
Foram mais de 1.100 os figurantes e cerca de 70 os carros alegóricos que, durante várias horas, desfilaram pela Avenida dos Banhos, Passeio Alegre e Avenida dos Descobrimentos.
Um destes carros, da responsabilidade da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, transportava representações de ilustres poveiros, “homens e mulheres que ajudaram a construir a nossa terra e o nosso espírito indomável”. Entre eles, encontravam-se as figuras de Maria Pais Ribeiro, Ana Dias da Silva, Tomé de Sousa, Chião do Liro, Cego do Maio, Mónica Cardia, Eça de Queirós, Rocha Peixoto e Santos Graça.
O Cortejo, que inclui também as Rusgas dos seis bairros da Póvoa de Varzim, realizou-se após uma ausência de seis anos – a última edição tinha acontecido em 2017.