ORCOPOM: “Trabalho de excelência feito por uma equipa dedicada ao cliente” (fotos)

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A Orcopom, S.A., empresa com sede na freguesia poveira de Argivai, está focada na Qualidade, Imagem, Proteção e Conforto, para equipar trabalhadores das mais variadas áreas de atividade. A rapidez de resposta dos seus serviços é um dos principais fatores de vantagem competitiva. Transparência, Honestidade e Profissionalismo, são valores fundamentais na empresa dirigida por Pedro Araújo, que procura estar sempre atualizado para atender os seus clientes, particularizando as necessidades individuais de cada empresa e dos seus trabalhadores.

Fundada em 2006, a Orcopom dedica a sua atividade à comercialização de uniformes e equipamentos de proteção individual. Dois anos antes o projeto havia sido “incubado” numa empresa familiar, gerida pelo pai do empresário Pedro Araújo, que permitiu aceder a todo um know how de décadas no setor têxtil, alavancando e acelerando o crescimento deste novo projeto. “A missão desta empresa é criar soluções para as necessidades dos nossos clientes. Não só os ajudamos a selecionar os produtos mais indicados para a sua atividade, mas também personalizamos sistemas logísticos que visam diminuir os nossos prazos de entrega e diminuir as necessidades de preocupação por parte dos nossos clientes na aquisição dos nossos produtos. Eu transmito constantemente aos nossos colaboradores, que devemos criar condições de fornecimento que permitam que os nossos clientes se foquem no seu core business e deixem para nós as preocupações de aprovisionamento.”

Para além de soluções de vestuário de trabalho “desenhado e confecionado à medida”, a empresa oferece aos seus clientes toda uma panóplia de produtos standard de fardamento e equipamentos de proteção que permitem equipar dos pés à cabeça as mais diferentes áreas de atividade. “A distribuição de produtos standard permite atendermos às necessidades dos nossos clientes através de uma oferta de rápida entrega, não condicionada a mínimos de produção e de encomenda, ao contrário do que acontece na oferta de artigos de confeção. Já distribuímos mais de 200 marcas, sendo a sua grande maioria internacionais. Temos também a capacidade de desenvolver e aplicar logótipos internamente”.

No que respeita a mercados dos seus clientes, o empresário afirma que “todos os setores de atividade são importantes mercados para a Orcopom, no entanto, destaco o setor das energias renováveis e outros setores que consomem fardamento técnico de proteção, como um setor estratégico e onde acredito sermos líderes de mercado. Todos os nossos clientes são importantes, mas destaco alguns cujas marcas são reconhecidas internacionalmente e pelo publico em geral: Metro do Porto, Transdev, Ascendi, Ryanair, ANA Aeroportos, EDP, Vestas, Siemens-Gamesa, Repsol, Galp Energia, Sonae, Os Mosqueteiros, Axis Hotéis, Nestlé, Imperial, Brasmar, Delta Cafés, Conservas Ramirez, Conservas Minerva, Bom Petisco, entre outros. Vendemos em média a 1300 empresas por ano, contando já com mais de 5000 clientes. Fidelizamos os nossos clientes através de uma oferta alargada e diferenciada, assentando o nosso serviço em valores de confiança e honestidade que estão sempre presentes no nosso dia-a-dia.”

“Um dos indicadores de que estamos no caminho certo é a elevada taxa de fidelização dos nossos clientes. O permanente cuidado na execução de nossos serviços e no atendimento a cliente, resulta no crescimento e reconhecimento da nossa empresa.” Pedro Araújo salienta que “o nosso maior canal de promoção são os nossos clientes. Felizmente posso afirmar que não fazemos grandes esforços na prospeção comercial.” A grande maioria dos seus novos negócios são consequência da recomendação de outros clientes. “Em termos geográficos, o nosso mercado é essencialmente nacional e europeu, mas neste momento vendemos também para a América do Sul, África e Ásia. Essa internacionalização é consequência da resposta que damos a desafios de multinacionais que já são nossos clientes no mercado interno e que nos solicitam soluções de fornecimento noutros países e continentes.”

Um dos principais fatores críticos de sucesso é em sua atuação comercial. “Não nos limitamos apenas a vender produtos, a nossa missão é criar soluções para equipar dos pés à cabeça qualquer setor de atividade, e essa é a grande diferenciação do nosso trabalho comercial quando comparado com a concorrência. Um cliente quando nos procura sabe que quer uniformes e EPIs para equipar os seus colaboradores, mas raramente sabe o que melhor o serve em termos de Imagem, Qualidade, Proteção, Conforto e Ergonomia. A nossa missão é orientar para que adquira o que melhor serve a sua empresa e os seus colaboradores”, destaca o líder da ORCOPOM.

O empresário mostra-se orgulhoso na sua equipa e não teme em afirmar que “os nossos colaboradores são acima da média e toda esta missão não seria possível sem o seu esforço e compromisso individual. Para desenvolvermos todo este trabalho de excelência, temos de ter uma equipa competente e formada, no sentido de apoiar os nossos clientes em todas as etapas, desde o momento em que ele nos contacta até ao pós-venda. O comprometimento da empresa para com o cliente é resultado do somatório do comprometimento individual de cada colaborador para com o serviço prestado”.

E acrescenta: “Outro fator de diferenciação é atender as necessidades logísticas dos nossos clientes. Cada um tem necessidades particulares e a adaptação do sistema logístico, e de stocks dedicados, pode resultar em fatores de vantagem competitiva para os próprios clientes”.

Para manter a sua qualidade, inovação é a palavra de ordem e o empresário destaca que “atualmente estamos a desenvolver sistemas informáticos que permitam desenhar novos programas logísticos, de gestão de stocks e de consumo. Podia citar alguns exemplos de clientes que deixaram de ter stocks internos, e a racionalizar o seu consumo interno, a partir do momento em que começaram a trabalhar connosco”.

PME Líder e PME Excelência

Toda a filosofia por detrás do crescimento do negócio, tem sido premiada ano após ano, tanto que a empresa já foi reconhecida 14 vezes como PME Líder e 8 vezes como PME Excelência. Para Pedro Araújo, esse reconhecimento demonstra que o grupo de trabalho está a fazer um trabalho “muito competente”.

“O nosso pensamento é o de oferecer o melhor serviço e os melhores produtos aos nossos clientes. Para os próximos anos temos como objetivo continuar a apostar no desenvolvimento dos nossos processos internos, digitalização de todo o processo logístico, e desenvolvimento de ferramentas eletrónicas de suporte à gestão interna e dos nossos clientes, para solidificar o contínuo crescimento sustentado”. Ainda nos planos para o futuro, “a ORCOPOM dentro de cinco anos tem como meta estar no Top 3 Nacional das empresas do segmento!”.