A jornada de uma mulher determinada a realizar seus sonhos

0
499

Alegre, divertida e talentosa, Joana Costa, aos 24 anos é uma inspiração, quando falamos em determinação e perseverança. Residente em Navais, a 1 ª Dama De Honor, da edição 2022, do Miss Póvoa, compartilha com a Coluna em Voga a sua linda trajetória de superação. Quieta e reservada a jovem que enfrentou dificuldades como vítima de violência verbal e escolar, relutou algumas vezes antes de envolver-se no mundo dos concursos de beleza.

Mas foi em 2018, ao acompanhar o desfile da Gala Miss Póvoa, que decidiu enfrentar as passarelas e mostrar o quanto a determinação e a força de vontade podem nos levar a alcançar os nossos sonhos. No mesmo ano, participou pela primeira vez de um concurso escolar, com o objetivo de ajudar as PAP (Provas de Aptidão Profissional) de suas colegas. Mesmo não tendo sido selecionada para o concurso principal, Joana foi a escolhida para um segundo evento, em que desfilou representando a sua escola de dança, o desfile que ajudou a arrecadar fundos para a instituição Maria da Paz, da Póvoa de Varzim, além de lhe render o titulo de Miss Solidária 2018, reforçou o seu compromisso e seu papel ativo na comunidade.

No ano seguinte, em 2019, Joana decidiu vencer seus medos e seguir o sonho de participar do Miss Póvoa, com o apoio incondicional de suas irmãs, ela se inscreveu e enfrentou suas inseguranças durante os ensaios, e no desfile principal em que sua perseverança e atitude positiva lhe renderam o título de Miss Simpatia 2019, eleita pelas colegas do concurso. O título além de ter fortalecido a sua confiança, a fez perceber que poderia fazer mais, já que não se contentava apenas com os desfiles de beleza.

Sua determinação a impulsionou a novos desafios e oportunidades. Em 2020, no início da pandemia de COVID-19, Joana inscreveu-se no Concurso Nacional de Beleza, representando a região do Douro, embora o evento não tenha sido aberto ao público, conquistou o título de Miss Fotogenia Smile.Up, com a ajuda e apoio do público através do Instagram, uma vitória que a fortaleceu e a motivou a seguir em frente.

Em 2022, sentindo saudades dos concursos anteriores, Joana decidiu retornar ao Miss Póvoa de Varzim, com o apoio incondicional de sua querida amiga Glória, uma das pessoas que a motivou desde o início, Joana foi eleita como 1ª Dama de Honor, um marco significativo para ela em seu Concelho.

Recentemente, Joana participou do Miss Porto 2023, por iniciativa própria, e com o desejo de mostrar a sua verdadeira identidade, sem filtros e ainda poder inspirar outras jovens a serem corajosas e confiantes em seus objetivos. Com muita determinação e estilo em passarela, Joana foi premiada como Finalista Nacional, conquistando, assim, um lugar direto no tão sonhado Miss Portugal Universo, que é uma verdadeira homenagem à inspiradora Telma Madeira, atualmente Joana está trilhando o caminho rumo ao Miss Portugal Universo com um orgulho imenso.

Ao longo desta jornada, Joana destaca que conheceu e sempre teve o apoio em todos os concursos que participou, sempre com uma equipa de organização carinhosa, atenciosa e protetora, que demonstrou apoio a todas as concorrentes. “Tenho muita gratidão por todas as pessoas que em algum momento fizeram e fazem parte desta jornada, as pessoas que votaram em mim, que me desejaram sorte e estiveram ao meu lado até agora, isso tudo me incentiva e motiva cada vez mais, pois desejo continuar a perseguir os meus objetivos e encorajar outras jovens a acreditarem em si mesmas, valorizarem a sua singularidade, e nunca desistirem de seus sonhos”.

Com uma mensagem inspiradora, Joana Costa, nos lembra que podemos alcançar os nossos objetivos, mesmo com os desafios pessoais, quando nos erguemos, sorrimos, confiamos e caminhamos sem incertezas.