Festival de Teatro É-Aqui-in-Ócio regressa para a 14ª edição já este fim de semana

0
1486

O equinócio de outono acontece este sábado, 23 de setembro. Com ele, surge uma nova estação, mas também uma nova edição do Festival Internacional de Teatro É-Aqui-in-Ócio, na Póvoa de Varzim. ‘Esta nossa casa, este nosso habitar, ruínas’ é o mote para a 14ª edição do festival, que decorre até 7 de outubro.

A abrir o programa do festival, o espetáculo ‘1 Planeta & 4 Mãos’ da Companhia Certa, companhia da organizadora Varazim Teatro. Está marcado para as 15 horas de sábado (23), na Junta de Freguesia de Beiriz. O espetáculo repete-se no domingo (24), igualmente às 15 horas, na Junta de Freguesia de Argivai, e na quinta-feira (28), às 11 horas, no Cine-Teatro Garrett. Esta última sessão é destinada a grupos escolares, pelo que é sujeita a marcação, e terá intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Ainda este fim de semana, os espetáculos ‘O Céu não lhes responde’, pela EsTe Estação Teatral, às 21h30 de sábado (23) no Cine-Teatro Garrett – uma sessão com intérprete LGP – e ‘Ninho’, pela Partículas Elementares, com sessões às 11 e às 17 horas de domingo (24), também no Cine-Teatro Garrett.

O 14º Festival Internacional de Teatro É-Aqui-in-Ócio assume-se um “festival inquieto”. “Das propostas de espetáculos, e demais programas, sobressaem muitas questões, que eventualmente não encontrarão no objeto artístico as suas respostas”, afirma a organização. “Arte inquieta e desassossegada que não procura o caminho do imediato, mas antes a sua conturbada linha da transformação”.

O programa completo desta edição do É-Aqui-in-Ócio pode ser consultado aqui.

As entradas têm o custo de 7 euros e os passes gerais estão disponíveis por 70 euros (inteiro), 50 euros (com desconto) e 35 euros (associados do Varazim e da ACAPO). Há, ainda, desconto no valor das entradas, em determinados casos: 3,50 euros (associados da ACAPO) e 5 euros (estudantes, reformados ou aposentados, menores de 30 anos e maiores de 65 anos, desempregados, pessoas com incapacidade ou deficiência e surdos, grupos de 8 pessoas ou mais, famílias numerosas de 5 ou mais pessoas). Os acompanhantes de pessoas com deficiência têm entrada gratuita.

O teatro vai às freguesias da Póvoa de Varzim no 14º Festival É-Aqui-in-Ócio