Barras da Póvoa e Vila encerradas devido ao mau tempo e agitação marítima

0
4129

Desde as 18h de quarta-feira que as barras dos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão encerradas a todas as embarcações, devido à agitação marítima com avisos amarelo e laranja entre as 18h de quinta-feira e as 06h de sábado, informou Mónica Martins, capitã dos dois portos.

No comunicado, a comandante indica que a situação está “em monitorização permanente, podendo ser alterada”, mas aponta que durante que durante o período de alerta, as ondas podem chegar aos 6 metros.

À população, a Autoridade Marítima aconselha que não façam “passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima”.

Também a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou um aviso acerca do mau tempo, e alerta para os “riscos de possíveis alagamentos ou de inundações urbanas, em especial nos locais historicamente vulneráveis”, apelando “à adoção de comportamentos preventivos” como aconselha a que as pessoas “não atravessem zonas inundadas para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”. Pede-se à população que em situações de emergência, contacte os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim (252 291 500) ou o Serviço Municipal de Proteção Civil (252 298 500)”.