Presépio que simboliza o mau cheiro do aterro da Resulima oferecido por autarcas à CCDRN (fotos)

0
1593

Os presidentes da Junta de Freguesia de Laúndos, Rates, Aguçadoura e Navais, e Estela, entregaram esta quarta-feira na CCDR-Norte, um exemplar do presépio sobre o fedor do aterro da Resulima, em Paradela. A peça representa os membros da Sagrada Família a taparem o nariz.

A comitiva, que contou com os vereadores Sílvia Costa e Luís Ramos, vereadores da Câmara da Póvoa, foram recebidos por Célia Ramos, vice-presidente da entidade, a quem os políticos poveiros ofertaram o presépio.

Na altura, a representante da CCDR-Norte, confessou que “a Secretaria de Estado do Ambiente e da Ação Climática autorizou a Resulima e realizar os investimentos da Fase 1 para mitigar os maus odores”, devendo ser conhecida a calendarização do investimento durante a próxima semana.

Neste encontro, os autarcas voltaram a alertar a CCDR-Norte “que o Aterro afeta negativamente a qualidade de vida das populações”, questionando “o modo como a Resulima opera diariamente e aconselhamos a CCDRN a exercer, sem medo, as suas competências e autoridade para a resolução do problema. Não estamos contra a unidade, apenas pretendemos que ela funcione e que nos devolvam a qualidade de vida que tínhamos”, sublinharam.

Já no dia anterior, os presidentes de Junta ofereceram presépios a Aires Pereira e Afonso Pinhão Ferreira, presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, respetivamente, desta feita “por darem a cara e defenderem sem medo a qualidade de vida das nossas populações”, justificaram. Nos próximos dias outras entidades vão receber também presépios.