A ‘Feira Grande de Janeiro’ ou ‘Feira dos vinte’ é uma tradição centenária, que todos os anos se realiza na cidade de Vila do Conde – e este ano de 2024 não é exceção. A iniciativa regressa este mês e conta com a participação ativa de alunos e de utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social, que contribuem na decoração de colheres de pau.
O Centro de Memória de Vila do Conde foi, mais uma vez, o local escolhido para acolher, do dia 11 a 18 de janeiro, a exposição das colheres de pau decoradas com mensagens de amor.
No dia 19 de janeiro, as tradicionais colheres estarão à venda na Feira Grande de Janeiro, na Praça de S. João.
A Câmara Municipal de Vila do Conde disponibilizou os horários de visita das colheres que se realizam segunda, entre as 9h00 e as 17h, de terça a sexta, das 9h00h às 18:00h e aos sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
A Feira Grande de Janeiro, segundo a autarquia, também pode ser designada como ‘Feira dos Namorados’, pois no século XVIII, “as colheres de pau eram o ‘meio de transporte’, das mensagens apaixonadas que o rapaz oferecia à rapariga com quem mais simpatizasse e que num passado não muito distante, foram pretexto para começar namoros e amores”.