Agitação marítima agrava-se na Póvoa e Vila até quinta-feira

0
928

As capitanias dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde alertam para o agravamento da agitação marítima nos próximos dois dias, especialmente à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para que retornem ao porto de abrigo mais próximo, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

Prevê-se para esta quarta-feira (17) e quinta-feira (18) aviso amarelo, com ondas de sudoeste entre os 4 e 5 metros.

Como consequência da agitação, a barra do Porto de Pesca permanecerá fechada. Aos pescadores lúdicos de pesca à cana, aconselha-se a adoção de uma atitude cautelosa, evitando pescar junto a falésias, arribas, quebra-mares, e zonas rochosas nas frentes costeiras, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

As capitanias aconselham à população em geral que habitualmente frequenta as zonas costeiras, que se abstenha da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assuma uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.