‘Variações em modo de luz’ é a exposição de fotografia que Rui Apolinário inaugura no próximo sábado, dia 20 de janeiro, às 16h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde. A exposição, com curadoria do Ciclo de Exposições de Fotografia em Vila do Conde (FOTO VC), está aberta ao público até 18 de fevereiro, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 19 horas, e aos sábados, das 10h30 às 12h30.
Francisco Rui Apolinário Correia nasceu em 1961, em S. João da Madeira, e tem formação na área de processamento químico de películas de fotografias a preto e branco. Desde 2008, tem vindo a frequentar ações de formação na área da fotografia digital, tratamento e impressão digital de imagens.
O tema da exposição ‘Variações em modo de luz’ fala da luz como a quinta essência da fotografia. Deste modo, a fotografia é como “uma arte”, que possui a virtude de encapsular uma corrida contra o tempo “em forma de luz”, refere Pierre de Fenoÿl.
“Presentemente, uma câmara digital ou um smartphone, são capazes de acolher a luz com uma “atitude” tão rigorosa, quanto prenhe de criatividade! E como fazê-lo com uma câmara escura reduzida a uma simplicidade tão desarmante quanto arcaica, isto é, desprovida de qualquer aparato tecnológico, como o é a câmara pin-hole/estenopeica?”, lê-se na sinopse da mostra.
A FOTO VC é um projeto que apoia os hábitos culturais na área da fotografia. Segundo a autarquia, “o surgimento deste ciclo de exposições de fotografia em Vila do Conde possibilitou pela seleção e qualidade das mostras que a cidade começasse a ser referenciada no âmbito dos roteiros expositivos da fotografia em Portugal.”