O Bloco de Esquerda aprovou a lista para as legislativas, pelo círculo do Porto, tendo como cabeça de lista Marisa Matias e seguindo-se José Soeiro e Isabel Pires. Na lista, consta também o nome da poveira Rita Nova.
A poveira de 39 anos, licenciada e mestre em Teatro com especialização em Encenação pela ESMAE, é professora de Improvisação e Interpretação no Curso Básico de Teatro do ensino articulado e encenadora em associações culturais locais.
É ainda coordenadora do Projeto Bardos – As Aventuras de Nené, que “procura democratizar a cultura, levando animações teatrais a todos os jardins de infância e escolas do 1º ciclo da rede pública do concelho para debater temáticas como as alterações climáticas, racismo, cuidados de saúde, igualdade de género, respeito pelos animais, xenofobia, entre outras, promovendo o espírito crítico”, explica o Bloco de Esquerda/Póvoa de Varzim em comunicado.
De acordo com a concelhia, a lista aprovada é “paritária, com gente ativista e de causas”, e “tem um projeto para o distrito e para o país” que passa pelo “aumento real dos salários nos setores público e privado”, a descida do “preço das casas, dos juros e das rendas”, o aumento da “oferta pública de habitação” e o combate à “especulação imobiliária, que construa uma resposta de cuidados dignos para a infância e a velhice, de acesso universal, que dignifique a escola pública e o serviço nacional de saúde e por fim que coloque a justiça climática nas prioridades do país”.