Mais de 50 mil veículos fiscalizados durante a campanha ‘Taxa Zero ao Volante’

0
902
Foto: Freepik

Foram 50.623 os veículos fiscalizados no decorrer da campanha ‘Taxa Zero ao Volante’, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da GNR e da PSP. A fiscalização resultou no registo de 8.269 infrações, das quais 521 relativas à condução sob o efeito do álcool.

A campanha ‘Taxa Zero ao Volante’ decorreu entre 1 e 7 de fevereiro, com o objetivo de alertar os condutores dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool. Incluiu divulgação nas redes sociais, ações de sensibilização da ANSR e operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, nos concelhos de Lisboa e Setúbal. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

No período desta campanha, registou-se um total de 2.245 acidentes, de que resultaram oito vítimas mortais, 36 feridos graves e 735 feridos leves. É um decréscimo relativamente a 2023: verificaram-se menos 400 acidentes, menos uma vítima mortal, menos 12 feridos graves e menos 21 feridos leves.

Esta foi a segunda das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024. Até ao final do ano, serão realizadas mais 10 campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização