“A equipa está preparada para estes grandes momentos”, assegura Paneira

0
1909

O Varzim começa na manhã de domingo (11h) em Lourosa a caminhada que poderá levar o clube de volta à segunda liga. Na antevisão ao primeiro dos 14 jogos da fase de apuramento de campeão da Liga 3 e subidas de divisão, Vítor Paneira sublinhou que a prova “será dura”, mas acredita que no final “vamos ser felizes”. Para além do que considera um campeonato “competitivo”, sublinhou que os reforços “estão cá dentro” e nos planteis das equipas A, B e sub19. Em Lourosa, a equipa vai contar com o apoio de 300 adeptos. Leia a seguir o que disse o treinador alvinegro.

O Varzim vai atacar a fase de subida onde tem as mesmas pretensões, como dos seus adversários, para chegar ao sucesso? Sim, nós acabamos por ser 8 candidatos. Não me parece que ninguém se vá assumir como favorito nesta fase de subida. O Varzim faz parte de uma lista de 8 candidatos. É importante saber e que merecemos estar cá e que vamos lutar por todos os resultados até ao último momento.

É importante conquistar pontos logo no primeiro jogo? É, e é fazermos um bom jogo contra uma excelente equipa que foi a segunda melhor da nossa série. Uma equipa coletivamente e individualmente muito forte, e que joga em casa. Eles também olham para este jogo como um jogo difícil, e vai ser acima de tudo um bom jogo. É isso que nós esperamos amanhã (domingo), também um bom jogo de futebol e com 3 boas equipas.

O Varzim vem de uma série de 3 vitórias consecutivas. Como é que está a equipa neste momento para encarar esta segunda fase? Acho que estamos bem, que a equipa que vem num ciclo de vitórias é uma equipa que está motivada. Naturalmente, nestes últimos jogos houve um reforço de moral na equipa com índices de confiança elevadíssimos. Para além disso, a conquista que nós conseguimos, juntamente com a massa associativa do Varzim, criar uma onda positiva. Estamos todos muito positivos e muito responsáveis também. Sabemos que vai ser uma caminhada de 14 jogos extremamente difícil. Acho que vamos acabar felizes no final.

Nos últimos jogos, o Vítor Paneira tem vestido de negro, isso é sinónimo de uma superstição? Não. Foi o tempo que ajudou. Quando está chuva, coloco um fato de treino e quando está o tempo mais ou menos, a roupa do clube. Estou sempre preparado para as duas situações. Foi só isso, coincidências? não, não foi nada mais que isso. Não podemos viver de conjeturas, porque hoje jogamos e ganhamos e temos esta roupa. Se não, teriam de jogar sempre os mesmos. Acredito no trabalho, na competência, na dedicação, no empenho, na humildade, e nós temos essas características. É com estes predicados todos que vamos a jogo contra uma equipa forte que é o que é o Lourosa, e que tem como objetivo já há uns 23 anos, ter uma equipa a lutar para a Segunda Liga.

Referiu que são 8 equipas, 8 candidatos. Ontem (sexta-feira), o Canal 11 dedicou um programa à Liga 3 e a esta fase de apuramento de campeão, na qual a frase dominante foi que “esta prova a oito é um minicampeonato da Segunda Liga”. Pensa de igual modo? Pela qualidade das equipas, sim. Pela competitividade e estatisticamente está provado, esta é a competição mais competitiva que temos em Portugal. E por isso mesmo, nós achamos que vai ser um campeonato muito forte, muito agressivo, com qualidade, excelentes equipas, excelentes treinadores e excelentes jogadores. Portanto, vai ser um campeonato duro. Temos de nos preparar para isso também. O Varzim já andou muitos anos na primeira liga, já esteve na segunda liga muitos anos e agora está na situação que está. É uma equipa preparada ao contrário daquilo que se foi dizendo, nos momentos decisivos, o Varzim não falhou, que era o ano passado e que era este ano, e não falhou. É uma equipa que está preparada para estes grandes momentos.

Neste interregno entre a primeira e segunda fase, foi reajustado o plantel com algumas saídas. Foi tudo de acordo com a Comissão Administrativa e se este reajuste também estava na sua mente? Nós fomos a única equipa das 8 que não fizemos qualquer contratação exterior. Eu acho que os nossos esforços estão dentro. Estão dentro da equipa sénior, dentro da equipa B e possivelmente também estarão dentro dos sub19. É para eles que nós olhamos. Temos de olhar mais para dentro e projetar aquilo que nós temos de bom e qualidade aqui dentro e foi nesse sentido. Não tínhamos qualquer possibilidade de fazer contratações. Partimos reforçados, partimos fortes e é dentro de casa que nós temos os nossos reforços, daí vamos estar mais Fortes. Foto Varzim SC.