Dia Mundial do Pensamento: Conheça a história deste dia

0
1810

No dia 22 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Pensamento, uma data de singular importância para o movimento escutista e guia em todo o mundo.

As origens desta celebração remontam a 1926, quando delegados de todo o mundo se reuniram no Acampamento Edith Macy, em Nova Iorque, para a 4ª Conferência Mundial das Guias e Escuteiros. Nessa ocasião, decidiram criar um dia especial para que se pudesse refletir sobre a importância da fraternidade a nível mundial. A data escolhida, o dia de aniversário conjunto do Lord Baden-Powell, fundador do movimento escutista, e da sua esposa Olave, que era a chefe Mundial das Guias, ficou então gravada como o Dia do Pensamento ou o Dia do Fundador.

Este dia de celebração sofreu algumas evoluções ao longo do tempo.

Em 1932, um delegado belga sugeriu que as raparigas angariassem fundos para a organização de forma a mostrar o seu agradecimento. Aceitando essa sugestão, Lord Baden-Powell escreveu uma carta a todas as guias e escuteiras do mundo pedindo-lhes que doassem um “penny”, já que essa quantia era suficiente para comprar um pão na época.

Em 1999, durante a Conferência do Dubai, o nome do Dia do Pensamento foi alterado para ‘Dia Mundial do Pensamento’. Hoje, este evento transformou-se numa enorme celebração global que encoraja os membros do movimento a refletirem sobre questões maiores.

98 anos depois da celebração original, o Dia Mundial do Pensamento traduz-se num dia de amizade internacional. Todos os anos, as Guias e Escuteiros celebram o Movimento em conjunto, aprendendo e refletindo sobre as questões globais que afetam as suas comunidades e angariando fundos para os mais de 50 milhões de Guias e Escuteiros espalhados pelo mundo.