Foi inaugurada na manhã deste domingo (18) a obra de reabilitação da antiga estação ferroviária das Fontainhas, Balasar. O objetivo é que o imóvel seja transformado num estabelecimento de bebidas, estando dotado de cozinha, casas de banho e espaços de apoio.
“É uma obra que nos orgulha a todos”, indicou José Araújo, presidente da Junta de Balasar, mostrando-se satisfeito pela “missão cumprida”, numa “zona nobre da nossa freguesia”. “Será a primeira de muitas que queremos e estamos a realizar na nossa freguesia, e vamos lutar para que até ao fim do nosso mandato consigamos concretizar todas elas”, disse.
Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, apontou que as obras de reabilitação das antigas estações do caminho de ferro têm de ser “intervenções cuidadas”, dado o “património notável sob o ponto de vista arquitetónico”, criando “condições mais confortáveis e que possam ser adaptáveis a uma exploração que acrescente valor, mas devemos preservar a memória”.
“Tem agora a palavra a sociedade civil, para que possa tomar conta e prestar aqui serviço de qualidade à população e a todos que nos visitam”, tendo em conta a ciclovia, equipamento que passa mesmo ao lado da antiga estação (no percurso que antigamente fazia o comboio) e que dezenas de pessoas utilizam diariamente.
No final do ano passado, já tinha sido aberto um concurso para a cessão do direito de ocupação do imóvel, porém este não deu resultado. Segundo o presidente da Câmara, “vamos abrir um novo concurso, uma vez que no concurso anterior não incluíram a sala que estava para ser uma sala de apoio. Acho que faz todo o sentido que a sala faça parte da concessão. Estou convencido que, com este aumento da área, haverá pessoas interessadas em explorar o espaço”, disse.
Notícia desenvolvida na edição desta semana do MAIS/Semanário