Foi apresentado na quinta-feira (21) o projeto ‘Bosques Norte Litoral – a promover a biodiversidade’, que resultou de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Vila do Conde, a Universidade Católica Portuguesa e a concessionária Auto Estradas Norte Litoral S.A. O projeto visa promover a biodiversidade e a resiliência ambiental através da plantação de mais de 1.600 plantas nativas de 19 espécies da flora portuguesa.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, a vice-presidente Sara Lobão, a presidente da Junta de Freguesia de Modivas, Sandra Marques, a pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Braga da Cruz, o representante da concessionária Auto Estradas Norte Litoral S.A., Rui Levy, e colaboradores envolvidos no projeto.
Durante a sessão, foi assinado o acordo de cooperação, que prevê a criação de bosques nativos em áreas estratégicas do concelho. O projeto, que arranca em Modivas, contempla a criação de bosques nos nós das autoestradas no concelho de Vila do Conde, abrangendo também áreas verdes coletivas em Fajozes, Vila do Conde e Aveleda.
O presidente da Câmara Municipal, no seu discurso, ressaltou o papel do projeto no combate aos desafios ambientais atuais, afirmando que “cada árvore plantada representa um passo em direção à preservação de áreas verdes e à construção de um futuro mais resiliente e sustentável”.