Três projetos a votos no Orçamento Participativo Jovem. Conheça as ideias de jovens poveiros

0
1770

Já estão abertas as votações para escolher o projeto vencedor da edição de 2024 do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) da Póvoa de Varzim. Os finalistas são três, e o projeto vencedor será conhecido a 24 de abril, depois do encerramento das votações no dia anterior.

‘Lançar Sementes’. O finalista número 1 é o projeto ‘Lançar Sementes’. Criado por Ray Cosme, Pedro Tavares, João Novais e Tiago Gomes, o projeto visa a criação de um ginásio, um auditório e uma sala de convívio na Casa Escola Agrícola Campo Verde, em Rates.

“A Casa Escola Agrícola oferece um ambiente ideal para educar e compartilhar experiências, mas precisa de melhorias. Por isso, o nosso projeto parte da necessidade de criar um ginásio, um auditório 4e uma sala de convívio. Desta forma, estaremos prontos para receber todos vós e promover novos níveis de bem-estar e convívio na comunidade”, lê-se na apresentação do projeto.

‘Construção de Campo de Padel na EB Dr. Flávio Gonçalves’. O nome do projeto finalista número 2 diz tudo, e é apresentado pelos autores Ainoha Remesar, Gonçalo Pinto, Alice Rosa, Rodrigo Sistelos e Ana Vianez.

“Pretendemos construir um campo de Padel que aumente as opções desportivas da escola e a torne num local mais atrativo e aberto à população local”, argumenta o grupo.

‘Sabe aMar aqui!’ O terceiro finalista, da autoria de Afonso Oliveira, Ana Sofia Andrade e Eduardo Ferreira da Cunha quer dotar de material de flutuabilidade uma equipa de mergulho nos Bombeiros Voluntários.

Diz a apresentação do projeto: “propõe-se dotar uma equipa de mergulho permanente nos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim com material de flutuabilidade para realizarem prevenções aquáticas e trabalhar junto com a população na limpeza da orla costeira e cursos de água, com o objetivo de formar e sensibilizar toda a comunidade poveira para o risco ambiental e para técnicas de saúde que possam vir a ser necessárias face a possíveis inundações na cidade”.

Como votar? Podem votar no OPJ os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos que sejam residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho da Póvoa de Varzim.

O registo para votação está aberto até 22 de abril, na plataforma online do OPJ. Depois de feito o registo, é possível votar por SMS até 23 de abril. Cada jovem pode votar apenas uma vez e numa única proposta a concurso. Os resultados serão divulgados pela Casa da Juventude através das redes sociais.

Edição de 2024. O prazo de submissão de propostas para o OPJ 2024 encerrou a 14 de janeiro. Os projetos apresentados deveriam incidir sobre diferentes áreas (urbanismo, proteção ambiental e energia, infraestruturas rodoviárias, trânsito e mobilidade, turismo, comércio e empreendedorismo jovem, educação, juventude, desporto, ação social, cultura). O montante máximo por proposta é de 30 mil euros.

De seis projetos submetidos, foram selecionados três finalistas, conforme deliberação da Comissão Técnica que analisou o enquadramento e exequibilidade das propostas apresentadas.

Depois de encerradas as votações e divulgado o projeto (ou projetos) vencedor, este será implementado pelo Município da Póvoa de Varzim, em conjunto com os seus autores e envolvendo as parcerias elencadas na proposta.