Sexta-feira, Outubro 18, 2024

As vantagens do mundo digital

A disseminação da internet e de novas tecnologias como a IA permitiram a introdução de novos processos, mais acessíveis e eficientes, em diversas áreas do nosso quotidiano. O objetivo é reduzir deslocações e outros desperdícios de recursos, bem como os seus impactos no meio ambiente, munindo, simultaneamente, os utilizadores com serviços mais diversificados, personalizados e inteligentes.

A digitalização dos serviços públicos

Na área dos serviços públicos, os cidadãos têm atualmente ao seu dispor aplicações que lhes permitem resolver diversos assuntos burocráticos de forma simples, sem deslocações, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Deste modo, é possível, por exemplo, pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença remotamente, sem ter de se deslocar a uma repartição pública antes de viajar; da mesma forma que pode consultar online os pontos da carta de condução ou marcar uma consulta no SNS sem sair de casa.

Os serviços tornaram-se assim mais eficientes, rápidos e cómodos para os utilizadores, facilitando a resolução de diferentes tarefas burocráticas.

E-commerce

Uma parte significativa do comércio decorre atualmente online, em grandes plataformas como Amazon, Shein ou Temu. As vantagens deste modelo de compras prendem-se, por um lado, com os catálogos muito abrangentes de produtos disponíveis, com a possibilidade de personalizar e reagendar novas compras, e, por outro, com a entrega rápida e cómoda dos produtos onde quisermos, a qualquer dia da semana.

A mesma lógica foi igualmente aplicada as aplicações de entrega de comida, que fazem a ponte entre os restaurantes e os clientes, com a entrega a ser realizada em pequenas motorizadas (em alguns casos elétricas) ou mesmo bicicletas. Desta forma, podemos encomendar refeições das mais diversas origens e recebê-las rápida e confortavelmente, onde entendermos. A experiência é diversificada, cómoda e amiga do ambiente.

Entretenimento digital

Outra área que alcançou uma adesão significativa foi a do entretenimento digital. Efetivamente, uma fatia considerável da população subscreve serviços de streaming e é nestas plataformas que assiste a várias temporadas de séries, filmes clássicos e recentes, documentários e até a concertos.

Estas são apenas algumas das opções disponíveis em serviços como Netflix, Prime ou Disney +, que vieram revolucionar a área do audiovisual, destacando-se como alternativa aos canais de televisão tradicionais e às salas físicas de cinema. Estas plataformas permitiram que deixasse de ser necessário estar em determinado local, a uma determinada hora, para assistir a este tipo de conteúdos. A verdade é que nos dão acesso a uma panóplia infindável de títulos, que estão disponíveis onde e quando quisermos, a partir de todos os dispositivos com acesso à internet.

Na música, as plataformas digitais como Apple Music ou Spotify também conquistaram utilizadores pela diversidade, comodidade e personalização que permitem. De facto, além de catálogos intermináveis de música dos mais variados géneros e artistas, também todo o tipo de podcasts, das mais diversas temáticas, passou a estar à distância de um clique, em qualquer lugar. Nenhum dispositivo analógico é capaz de conter tamanha diversidade de conteúdos.

A transição digital na área do Gaming e o surgimento do iGaming

Numa tentativa de reduzir a utilização de plásticos e outros recursos fósseis, também a indústria do Gaming começou a disponibilizar digitalmente os seus jogos. Deste modo, deixou de ser necessário adquirir títulos em suporte físico, o que tornou o gaming mais verde. Mas a digitalização do setor foi mais longe, com o desenvolvimento de plataformas de jogos como o Game Pass e o PS Plus, que, à semelhança das plataformas de streaming, permitem o acesso a vastos catálogos de jogos, mediante subscrição.

Assim, para além de novidades mensais, os gamers passaram a ter disponíveis uma grande variedade de títulos de franchises como Call of Duty, Minecraft ou Assassin’s Creed, que são extremamente populares. Mais uma vez, a ênfase vai para a enorme diversidade de conteúdos que passou a estar disponível de forma muito mais acessível para os utilizadores.

Ora, foi igualmente no sentido de proporcionar conteúdos diversificados, de forma cómoda e simples, que foram desenvolvidas plataformas digitais especializadas de iGaming. Deste modo, foi possível responder à procura dos muitos utilizadores que desejavam aceder a conteúdos dedicados a poker e casino onde e quando desejassem, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, sem terem de se deslocar a salas físicas.

Nestas plataformas, é possível jogar poker em salas virtuais, que se caracterizam por software imersivo e realista, garante de experiências tão ricas quanto as que teríamos nas salas físicas, sem o incómodo da deslocação.

Estas plataformas são igualmente sinónimo de diversificação de conteúdos, na medida em que disponibilizam diferentes variantes dos jogos, como, por exemplo, Texas Hold’em e Ohama Hi/Lo, bem como vários modelos de torneio. Desta forma, são disponibilizadas diferentes opções, para ir ao encontro das preferências e perfis dos vários jogadores.

A revolução digital trouxe enormes benefícios aos seus utilizadores: os processos tornaram-se mais ágeis e ecológicos, caracterizando-se igualmente pela diversidade e comodidade que proporcionam, seja no tratamento de uma questão burocrática, na aquisição de bens e serviços ou no acesso a jogos e entretenimento.

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário