Sábado, Dezembro 14, 2024

A digitalização dos serviços empresariais

O processo da transformação digital é sem dúvida um tema que tem sido cada vez mais presente em muitos setores da sociedade. São muitos os produtos e serviços que melhoraram a sua capacidade de resposta e têm criado outro tipo de interação com os consumidores finais.

Contudo, neste artigo o foco é o setor empresarial e como este ganhou um novo fôlego com a digitalização dos serviços.

Vejamos em que pontos esta mudança se fez sentir.

Mudança e otimização de processos

Com a digitalização veio também a consciência de que os processos poderiam ser otimizados. Nesse sentido, atualmente muitas são as empresas que procuram aplicar técnicas de previsão para conseguir automatizar ações.

Essencialmente, são softwares de gestão integrada que ajudam a implementar escalas de produção, calculam margens de erro e ajudam ainda a controlar em tempo real o processo de fabrico ou das tarefas realizadas.

Estes processos ajudam também a aliar prioridades e entender tempos de entrega ou capacidade de resposta a clientes.

Novos modelos de negócio

Com efeito, a digitalização não se resume somente à necessidade melhorar processos, também ajuda a otimizar modelos de negócio, assim como criar uma identidade para os mesmos. Alguns exemplos são:

Jogos de cartas e tabuleiro

Com a migração deste setor para o online, muitos foram os jogos que consigo viajaram para este universo. Contudo, existem duas modalidades de desportos mentais que sobressaem: o poker e o xadrez.

No caso do jogo de cartas, atualmente, operadoras especializadas como a PokerStars, trabalham o mercado online do poker com diversas opções e modos de jogo. As variantes Texas Hold’em, Omaha High e Omaha Hi/Lo ganharam uma nova expressão e graças à digitalização é possível entender quais as suas mecânicas, estratégias ou regras.

Por outro lado, o xadrez também vive uma nova vida com a digitalização, devido à capacidade de armazenamento de informação, existem plataformas como o Chess.com que compilam as principais regras e estratégias da modalidade.

Restauração

Aplicações móveis como a UberEats ou a Glovo, vieram facilitar e resolver inúmeros problemas no conceito “entrega em casa”. Graças a estruturas de programação capacitadas, milhares são os restaurantes que conseguem vender os seus menus, intuitivamente, com rapidez de entrega.

Turismo

Com o contexto pandémico vivido em 2020 e 2021, a necessidade de impulsionar espaços de interesse como museus ou monumentos históricos, houve a obrigação de fazer com que esses locais não caíssem no esquecimento.

Uma das formas encontradas foi lançar em certos locais a possibilidade de realizar turismo digital, existindo a hipótese de conhecer os monumentos e museus em 3D.

Em Portugal, Lisboa já é possível visitar até 25 museus sem sair de casa.

Flexibilização da cultura das empresas

Outro dos pontos que a digitalização veio ajudar foi no ponto da flexibilização dos recursos humanos das empresas. Atualmente existe uma maior fuga ao conceito do trabalho rígido no escritório das 9h às 17h.

As tecnologias e as provas de que é possível fazer qualquer tarefa de trabalho de qualquer ponto do mundo mostrou ser possível criar uma cultura de trabalho remoto sem perder produtividade.

No fundo, a digitalização veio empoderar os funcionários e permitir que estes encontrem um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Maior sustentabilidade empresarial e operacional

Num mercado tão competitivo todas as oportunidades contam. Não chega aplicar processos de transformação digital. É preciso acompanhar o ritmo e fazer com sejam contínuos no tempo.

Nesse sentido, a digitalização dos serviços empresariais é também uma forte componente no âmbito estrutural e estratégico das empresas.

Seguir o caminho da tecnologia é uma decisão sábia. Contudo, nada como entender o processo de literacia digital empresarial. Um ponto extremamente importante para a relação com parceiros, consumidores e entidades financeiras.

Em julho de 2022, a AEPVZ realizou um workshop de sustentabilidade empresarial e digitalização, exatamente para ajudar empresas e empresários a trilhar o seu caminho neste novo cenário.

Com efeito, estas dimensões digitais mostram que muitos passos estão a ser dados para melhorar serviços. Entre empresas que se adaptam melhor que outras, existe sempre a necessidade de aprender com o que o mercado pede e para isso, nada como entender o estado atual do negócio e perceber que pontos podem ser melhoradas através da tecnologia.

 

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