Podia ter sido “um domingo normal na freguesia de Laúndos”, mas não foi. Enquanto se disputava o jogo de futebol popular de escolinhas entre o Laúndos e o Amorim, chegou “o fedor insuportável” ao aterro de Paradela. A Junta de Freguesia de Laúndos quer soluções.
Numa publicação na rede social Facebook, a autarquia denuncia que, enquanto a população assistia ao jogo, chegou “o FEDOR insuportável à Resulima para lembrar que vivemos ao lado do pior exemplo ambiental de Portugal”.
“O fedor é tão intenso que faz arder o nariz”, afirma mesmo a Junta, que questiona: “até quando, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte? Até quando, Ministério do Ambiente e Energia?”.
Lembre-se que o aterro de Paradela está em funcionamento desde o início de 2022 e, desde aí, é alvo de inúmeras reclamações das populações vizinhas, devido aos maus cheiros. Estas queixas vêm, sobretudo, das freguesias de Rates e Laúndos, vizinhas ao aterro. O mau cheiro já motivou, até, denúncias ao governo português e à Comissão Europeia.