Pilotos poveiros destacam-se em 2024 com vitórias no panorama nacional (fotos)

0
293

Foi uma estreia verdadeiramente impressionante para Afonso Santos, que com apenas 16 anos de idade, foi convidado a integrar a equipa Power House do piloto Poveiro Hélder Silva, tetra campeão Nacional de Montanha. Afonso, ao volante de um rápido e eficaz protótipo BRC B49, fez fez equipa com Helder Silva e Nuno Caetano (consagrado piloto internacional), no Campeonato Nacional de Montanha JC Group, onde defenderam com brilhantismo as siglas poveiras e da respetiva equipa de competição.

Afonso Santos fechou o campeonato com as oito provas realizadas, onde alcançou 7 pódios e 2 impressionantes vitórias, face a pilotos bastante mais experientes e com melhores máquinas. Um feito verdadeiramente notável para um jovem piloto de 16 anos, que se consagrou no seu ano de estreia como vice-campeão nacional na classe protótipos B.

A terminar a época de 2024, Afonso Santos foi convidado para mais uma estreia, participar no Rali de Águeda ao volante de um Kia Picanto, onde sem qualquer experiência anterior no carro e nos ralis, conseguiu andar entre os mais rápidos obtendo o segundo melhor tempo em duas classificativas, terminando num extraordinário 7.º lugar da geral entre as 2 rodas motrizes.

“Foi um ano sem dúvida espetacular e que não podia ter corrido de melhor forma. Desde já o meu sincero agradecimento aos que dele fizeram parte, amigos, família e patrocinadores, pela confiança e apoio, pois sem eles tal não seria possível. Foi sem dúvida um privilégio ter-vos a ‘correr’ comigo.”

Quarto título nacional para Hélder Silva: Hélder Silva, como sempre, mostrou toda a sua garra e venceu 7 das oito provas do campeonato nacional de Montanha, conquistando assim o seu quarto título nacional, demonstrando a sua invencibilidade no campeonato.

Hélder Silva fechou o ano com a participação no Rali CAM Festival em Braga, aos comandos de um Toyota GR Yaris. O tetracampeão foi navegado por Mafalda Santos que assumiu aqui a responsabilidade acrescida de ser copiloto do tetracampeão nacional, no circuito Vasco Sameiro. A dupla finalizou no extraordinário 6.º lugar à geral.

Mafalda Santos participará também como piloto nos 360 min de Rally Cross de Sever do Vouga, integrando uma equipa 100% feminina numa prova de resistência bastante exigente competitiva.

Resta agora traçar os objetivos e o projeto para a época de 2025, onde os pilotos tentarão, junto das entidades e parceiros, poder viabilizar o campeonato do próximo ano, levando com eles a imagem do concelho e dos parceiros ao mais alto nível no desporto automóvel.

A.MAIASPORT com temporada épica e com muitos obstáculos ultrapassados: Foi uma temporada épica para a equipa A.MAIASPORT, já que foi marcada pelo maior projeto desportivo da equipa até à data, já lá vão 24 anos. O grande desafio foi sem dúvida a participação na íntegra do TOYOTA GAZOO RACING IBERIAN CUP, com a dupla Manuel Martins/Rui Vilaça a participarem pela primeira vez em provas internacionais, num carro completamente desconhecido, com correntes de nível Mundial, onde cada prova era sempre um enorme desafio. No final o 5º lugar final, 2º entre os concorrentes portugueses, foi um resultado altamente meritório, perante tantas adversidades que foram ultrapassadas com grande mérito por toda a equipa.

“Esta foi uma temporada de sonho, onde o resultado final dificilmente seria melhor, mas ao mesmo tempo queríamos melhores exibições, mas frutos de alguns contratempos mecânicos assim como o desconhecimento total em carro de 4 rodas motrizes, nos dificultou bastante o trabalho. Só temos de agradecer a todos que nos apoiaram, desde patrocinadores, familiares e amigos, pois sem eles nada seria possível. 2025 está à porta e ainda não sabemos onde nos iremos posicionar, mas tudo faremos para melhorar os resultados e as exibições para realçar quem tanto nos ajuda!”, comentou o piloto da Póvoa de Varzim, Manuel Martins.

Mas o ano não se ficou pelo Troféu Ibérico, Júlio Maia participou uma vez mais no RallySpirit, a bordo do seu Peugeot 206 S1600, esta que é a prova LEGEND, mais icónica do país. Num misto de rapidez e espetáculo, o piloto, apoiado pela MV Santos, e sempre acompanhado por Pedro Fernandes, alcançou 12º lugar Geral e 6º na categoria Spirit.

2024 ficou também marcado por mais duas estreias, Júlio Maia Jr. fez a sua estreia em provas automobilísticas, desta feita no Citroen Saxo Cup, antigamente utilizado pelo pai, e também Victor Santos no Toyota GR Yaris, desta feita na Rampa Internacional da Falperra, uma disciplina onde a equipa já participou há uns anos, e que foi o local ideal para as estreias, e logo com exibições de luxo, onde com difíceis condições climatéricas alcançaram 2º lugar da Classe e 6º do Turismo 3 (Júlio Maia Jr. ) e 7º lugar do SC-A (Victor Santos). Notável para os dois pilotos que não tinham qualquer experiência em automobilismo. Assim terminou 2024 e esperamos por 2025 numa estrada perto de vós!!

A todos Muito Obrigado!!: MV Santos, Liqui Moly, Yuasa Batteries, Hangcha, Heloísa Cruz–Imobiliária, Crédito Agrícola, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Gruzim, Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, SBL, Europa no Cais, Nagim, Feira dos Sofás, Macedo & Macedo, Azemedi Imobiliária e SOLID.