Piano Solidário junta em Lamego alunos da Escola de Música da Póvoa e famílias (fotos)

0
848

No passado dia 21 de dezembro, 35 alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV) deslocaram-se à cidade de Lamego, para a realização do concerto “Piano Solidário”. Este evento, que celebrou a sua 11ª edição, teve a participação dos alunos da classe de piano do professor Guilherme Cancujo e de alguns alunos convidados da Escola de
Música da Póvoa de Varzim, com idades entre os 6 e os 32 anos. O concerto foi um perfeito indicador do trabalho de excelência realizado na EMPV, onde a qualidade artística é a nota dominante, mas onde todos são bem vindos, e com o seu talento e dedicação podem contribuir para a causa social.

O Concerto, que teve lugar no histórico Teatro municipal Ribeiro Conceição (TRC), reconstruído e inaugurado em 1929 após um grave incendido, realizou-se através de uma parceria conjunta entre a EMPV, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (CMPV) e a Câmara Municipal de Lamego (CML).
O concerto abriu com um quarteto de pequenos alunos de 6 e 9 anos a executarem uma conhecida melodia a 8 mãos que rapidamente contagiou o público presente. O encerramento deu-se com um dueto de Saxofone e Piano interpretando What a Wonderful World, simbolicamente apelando à união e a um mundo melhor.

O bilhete teve um custo de 5 euros e o montante angariado reverteu integralmente para a Cáritas Diocesana de Lamego, instituição com uma importância vital no apoio aos lamecenses mais desfavorecidos. Esta associação é uma instituição ligada à Igreja Católica que reúne, coordena e dinamiza a ação social de mais de 200 paróquias do concelho.
No final do concerto, Isabel Mirandela, diretora da Cáritas Diocesana, agradeceu o gesto dos jovens artistas, reforçando a importância deste tipo de iniciativas, não só pelo montante angariado, mas também, pelos valores de cidadania que são incutidos nas gerações mais jovens.

Os municípios da Póvoa de Varzim e de Lamego, estiveram também representados, respetivamente, pela vereadora Sílvia Costa e pela vice-presidente, Catarina Ribeiro. Ambas enalteceram o talento dos pianistas poveiros que, para além do mérito artístico, “esta iniciativa semeia bons princípios e práticas que no futuro certamente ajudarão estes meninos a tornarem-se melhores cidadãos”.
Catarina Ribeiro indicou também que o Município de Lamego gostaria de voltar a receber mais uma edição do “Piano Solidário” num futuro próximo, “talvez até num outro contexto”, para que mais pessoas possam ajudar quem precisa, usufruindo de “prazerosos momentos musicais”. O repto foi prontamente aceite pelo professor Guilherme Cancujo e pela vereadora Sílvia Costa, que num gesto de agradecimento pelo acolhimento, e também pela forte ligação de amizade entre os dois municípios, ofertou um exemplar da “Poveirinha” ao Município de Lamego. Um gesto simbólico, de “mulher para mulher”, como fez questão de salientar.

A comitiva poveira totalizou cerca de 130 pessoas e para além do concerto, o dia ficou também marcado pelas visitas ao Parque Biológico, ao Museu de Lamego e pela realização de um Peddy-Paper pelos alunos, numa “aventura” pelo centro histórico de Lamego.
No final, pais, alunos e professor, mostraram-se satisfeitos com o desempenho dos artistas, tendo sido este representativo do trabalho diário desenvolvido na escola de música. Importa também salientar a forte ligação intermunicipal existente entre a Póvoa de Varzim e Lamego. Sílvia costa, endereçou o convite à vice-presidente lamecense para visitar a Póvoa de Varzim nas Correntes d’escritas e no Festival Internacional de Música, já em 2025.