Comité Olímpico de Portugal homenageia nadadora Ana Catarina Monteiro

0
164

Ana Catarina Monteiro, nadadora portuguesa que alcançou o 11.º lugar nos 200m mariposa em Tóquio 2020, foi esta segunda-feira homenageada por Comité Olímpico de Portugal (COP) e Comissão de Atletas Olímpicos (CAO). “O reconhecimento pessoal e da comunidade é o que nos vai motivando para chegar mais longe”, disse Ana Catarina Monteiro, que se mostrou reconhecida ao COP.

A nadadora lembrou os mais próximos, depois de em 2024 ter deixado de competir: “Há um agradecimento muito grande que tenho de fazer, que é aos meus pais. Foram eles que me permitiram chegar aqui. Sem o suporte de casa não conseguimos dar o passo em frente. Eles acreditaram em mim, não na Catarina desportista, mas na Catarina que queria ser feliz”.

Ana Catarina Monteiro, de 31 anos, representou a nível competitivo o Clube Fluvial Vilacondense e assume atualmente o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Vila do Conde. Depois de ter passado em revista a sua carreira que incluiu também a participação no Festival Olímpico da Juventude Europeia, Ana Catarina Monteiro considerou que “chegar a Tóquio foi um grande sonho tornado realidade”.

Na cerimónia, o presidente do COP, Artur Lopes, expressou elogios à homenageada. “Conseguiste fazer uma carreira dual, muito complicada, sabendo gerir a tua própria vida, nos estudos, no desporto e no trabalho. E fazer isso tudo no cimo da onda não é fácil. Coordenar tudo a seu tempo, no seu lugar, com equilíbrio, não é fácil e a Catarina fê-lo. Ela tem uma marca, é completa”. Mais desenvolvimento da notícia na edição de quarta-feira, 22 de janeiro. Dados e foto do Comité Olímpico de Portugal.