O dia 13 de novembro de 2025 fica marcado pela triste notícia do falecimento do poveiro Luís Leal. Tipógrafo de profissão, foi à Póvoa de Varzim e em particular ao “seu Varzim Sport Club”, que dedicou grande parte dos seus 91 anos de vida.
Luís Leal era o atual sócio nº 1 do Varzim Sport Club anunciou, e ao longo de sete décadas também foi jornalista correspondente de A Bola, escreveu para o Record e colaborou na imprensa local, rádios e jornais, com particular destaque com o extinto Comércio da Póvoa.
Luís Leal foi fundador do jornal “O Varzim”, onde deixou a sua marca na história do clube e na comunidade poveira. Em 2024, foi homenageado pela sua paixão e dedicação, dando nome à sala de imprensa do Estádio do Varzim SC, um momento que perpetuará o seu legado. O poveiro, que foi o impulsionar do movimento de desporto popular na Póvoa de Varzim, nomeadamente no atletismo, foi homenageado pela Câmara e Junta da Póvoa de Varzim, com a atribuição da Medalha de Reconhecimento Poveiro e Medalha da Junta de Freguesia, respetivamente.
“Figura de enorme dedicação e amor ao Varzim, Luís Leal foi exemplo de compromisso, lealdade e paixão pelo nosso emblema. O seu nome ficará para sempre ligado à história do clube, que tanto honrou e serviu”, escreveu o emblema alvinegro na nota publicada nas redes sociais. À família, o MAIS/Semanário endereça sentidas condolências.
O funeral de Luís Leal tem lugar esta sexta-feira, na Igreja Matriz, pelas 15h, seguindo depois o corpo para o Cemitério nº 2 da cidade. Até lá realiza-se o velório na capela mortuária da Igreja Matriz. Foto CMPV


