As Rendas de Bilros de Vila do Conde estão a representar Portugal nos Sharjah Heritage Days, um dos maiores festivais dedicados ao património e às tradições do Médio Oriente, que decorre até 15 de fevereiro na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Portugal fará parte como convidado de honra da edição deste ano e como tal a peça cultural de Vila do Conde estará no Pavilhão Portugal.
Sob o tema “O Património como Aventura”, o pavilhão português apresenta uma abordagem contemporânea da cultura nacional enquanto património vivo e valoriza influências históricas sublinhando as ligações culturais entre Portugal e o mundo árabe.
Neste contexto, as Rendas de Bilros assumem um papel central, não apenas pela sua técnica minuciosa, mas também pelo valor simbólico que carregam enquanto elemento identitário transmitido entre gerações. A presença vilacondense no evento é assegurada pela Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, que tem desempenhado um papel fundamental na preservação e promoção desta arte secular.
Além das Rendas de Bilros, o Pavilhão de Portugal inclui ainda exposições, performances, cinema, música e debates, reunindo criadores e instituições culturais de várias áreas. O objetivo é mostrar a diversidade do património português e reforçar as ligações históricas e culturais com o mundo árabe.



