Centro Ocupacional da Lapa promove homenagem às vítimas da tragédia de 1892

0
211

O Centro Ocupacional da Lapa vai promover, no dia 27 de fevereiro, às 14h30, uma sessão reflexiva da Tragédia Marítima de 1892, um dos acontecimentos mais marcantes da história da comunidade piscatória da Póvoa de Varzim. A iniciativa decorrerá na estação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), no interior do Porto de Pesca. 

Sob o tema “A (In)segurança dos Pescadores Ontem e Hoje”, o programa inclui uma palestra do historiador Adriano Cerejeira, que irá contextualizar como era o Porto da Póvoa de Varzim no final do século XIX. Segue-se a exibição do documentário O Pescador Poveiro – Faina e Fé, realizado por Paulo Moreira, que retrata tradições, práticas e vivências da comunidade piscatória. 

A sessão contará ainda com o testemunho de um pescador local, que irá partilhar a sua perspetiva sobre as diferenças entre a atividade no passado e no presente. O Capitão-de-Mare-Guerra Jorge Manuel Lourenço Gorricha, Diretor Nacional do ISN, abordará a evolução das condições de segurança no mar e os desafios que ainda persistem. 

No final da iniciativa, um pequeno grupo de utentes mais idosos do Centro Ocupacional participará numa saída simbólica ao mar, a bordo do salva-vidas Patrão Cego do Maio, para depositar flores em homenagem às vítimas da tragédia de 1892. A iniciativa do Centro Ocupacional da Lapa reafirma o compromisso de preservar a memória coletiva da comunidade piscatória poveira, valorizando as vivências de quem dedicou a vida ao mar.