Barras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde fechadas após regresso da chuva e da forte agitação marítima

0
223
Foto: DR

Depois de um fim de semana de Páscoa marcado pelo sol, pelas temperaturas amenas e por vários dias consecutivos sem chuva, o cenário mudou rapidamente na região. A instabilidade regressou esta terça‑feira, trazendo chuva, vento mais forte e um agravamento significativo da agitação marítima, que levou ao fecho das barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto está sob aviso amarelo para agitação marítima, com ondas atingir os 4,5 metros entre as 21h de terça‑feira e as 15h de quarta ‑feira. Perante esta previsão, a Capitania do Porto da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde determinou o encerramento das barras a toda a navegação, medida que se mantém em avaliação permanente.

Segundo o IPMA, a Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão também esta terça‑feira sob aviso amarelo para chuva, com períodos de precipitação ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

A Autoridade Marítima Nacional apela à comunidade piscatória e aos praticantes de náutica de recreio que se encontram no mar, para que regressem ao porto de abrigo mais próximo e adotem medidas de precaução. À população em geral que evite passeios junto à costa e nas praias, bem como atividades lúdicas em áreas expostas à forte ondulação.