Vila do Conde troca Semana do Pescador por celebrações mais contidas

0
150

A Câmara Municipal de Vila do Conde decidiu, este ano, abdicar da tradicional “Semana do Pescador”, optando por concentrar as comemorações do Dia do Pescador para este fim de semana, 30 e 31 de maio. A decisão surge num contexto marcado pelas dificuldades que têm afetado o setor, nomeadamente devido às recentes intempéries, informou o município, que afirma estar a canalizar recursos de apoio financeiro direto aos profissionais mais prejudicados.

Apesar da redução do programa festivo, o executivo liderado por Vítor Costa mantém momentos de forte simbolismo e proximidade com a comunidade piscatória. O ponto alto das celebrações aconteceu já este sábado, às 11h30, com uma homenagem ao Mestre José Festas, figura incontornável na defesa dos pescadores, com o descerrar de uma placa toponímica da Rua Mestre José Festas, junto ao Centro de Saúde das Caxinas, perpetuando o nome de um homem que marcou profundamente o setor.

Reconhecido pelo seu empenho na melhoria das condições de segurança e dignificação da atividade piscatória, José Festas foi um dos fundadores, em 2007, da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. Ao longo da sua vida, foi distinguido com a Medalha de Mérito Singular e a Medalha de Mérito ao Associativismo do Município, tendo ainda recebido o título honorário da Ordem de Mérito atribuído pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ainda este sábado realiza-se o Arraial do Pescador, um momento de convívio promovido pela própria comunidade piscatória, que contará com a presença do Presidente da Câmara de Vila do Conde e do secretário de Estado das Pescas, Salvador Malheiro.

Já no domingo, 31 de maio, data em que se assinala o Dia Nacional do Pescador, decorrem as cerimónias religiosas, com eucaristia às 18h30, seguida do tradicional cortejo até ao Memorial aos Náufragos.