O 5.º Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens, reuniu em Esposende especialistas, técnicos e responsáveis institucionais para refletir sobre a capacidade dos atuais sistemas de proteção responderem a novas realidades sociais e digitais.
Durante dois dias, o encontro promoveu o debate em torno de fenómenos cada vez mais presentes no quotidiano infantojuvenil, como os impactos da tecnologia, os problemas de saúde mental, as novas formas de violência e as situações de vulnerabilidade emergentes. A necessidade de respostas mais rápidas, articuladas e eficazes foi uma das ideias mais defendidas ao longo dos trabalhos.
A cooperação entre municípios, escolas, instituições e profissionais foi apontada como um elemento essencial para garantir uma intervenção ajustada aos desafios atuais. Os participantes sublinharam que a proteção das crianças exige uma abordagem cada vez mais integrada, capaz de acompanhar mudanças que ocorrem a um ritmo sem precedentes.
Além das sessões de debate, o congresso abordou temas como a inclusão, a neurodiversidade, a delinquência juvenil, o apoio à parentalidade e o acolhimento de crianças migrantes, procurando reforçar estratégias de prevenção e intervenção nos vários contextos em que as crianças e jovens se desenvolvem.
A iniciativa terminou com o compromisso dos municípios de Esposende, Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde em continuar a trabalhar em rede na promoção dos direitos da infância.



