As Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e Vila do Conde pretendem criar projeto conjunto de transportes urbanos, que sirva os dois concelhos.
Os autarcas dos dois concelhos já se reuniram na semana passada para delinear os contornos desse plano que, numa primeira fase, vai definir uma equipa, com elementos dos dois municípios, para ser gizado um caderno de encargos conjunto, a submeter a um concurso público.
A operação surge na sequência de uma proposta Área Metropolitana do Porto que aponta para a criação de uma da rede de transportes com um operador único para os dois municípios, até porque as licenças das empresas de transportes que operam, atualmente, caducam no final deste ano.
Até lá, haverá um plano de mobilidade que terá de ficar definido, visando os locais de paragem, de estacionamento e os serviços de transporte público e privado.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, considerou que com o entendimento com o concelho vizinho de Vila do Conde “foi dado início ao processo que culminará com a apresentação de um plano de mobilidade de transportes, conjunto”.
“Esta unidade de missão tem em vista reforçar os laços de cooperação intercidades e projetar as nossas comunidades para o futuro”, apontou o autarca.
Já a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde enalteceu “a dimensão e o interesse do projeto”, considerando que o mesmo “beneficiará claramente a mobilidade dos munícipes” e realçando o facto de ser “um plano executado em parceria pelas duas autarquias”.
Foto: CMPV