De acordo com a DECO PROTESTE, o município de Vila do Conde está entre os três que cobram tarifas mais elevadas pelo abastecimento de água.
“A esmagadora maioria dos municípios com as tarifas de abastecimento de água mais elevadas têm contratos de concessão com entidades gestoras. Vila do Conde cobra 238,87 euros por ano, unicamente pelo abastecimento de 120 m3 de água (saneamento e resíduos sólidos urbanos não estão incluídos nestas contas)”, diz a DECO esta segunda-feira.
“Um resultado intimamente ligado aos contratos de concessão desequilibrados – denunciados em 2014 pelo Tribunal de Contas – celebrados com as entidades gestoras. Tais cláusulas, muitas vezes, preveem consumos futuros de água que dificilmente se concretizarão, pela desproporção da estimativa. O consumidor acaba por pagar um preço alto para compensar as previsões economicistas irrealistas”.
O consumidor, conclui a DECO, “é penalizado com tarifas elevadas no abastecimento. Entre os 15 municípios mais caros, 14 pertencem a concessões”.