Varzim lembra a sua história na celebração dos 104 anos

0
1852

A história e as memórias do Varzim Sport Club foram preservadas em Dia de Natal, data em que o clube poveiro assinala 104 anos de vida.

Às 10h da manhã e após o içar da bandeira pelo sócio mais antigo, Guilherme Nova, seguiu-se a cerimónia protocolar na Sala de Troféus perante cerca de seis dezenas de associados. Rodrigo Moça, vice-presidente da Assembleia Geral, em substituição de Moura Gonçalves, presidente do órgão, fez alusão “à união que se vive atualmente” e valorizou que o clube é constituído “pelos seus sócios”.

O antigo edil poveiro Macedo Vieira, foi convidado a lembrar um pouco a história alvinegra, e na ocasião recordou as várias subidas à I Divisão, entre 1961 e 1997 e as consequentes crises de sobrevivência, apontando que com a nova direção, “o Varzim vive um período de acalmia, união e entusiasmo”. Sobre o atual presidente do Varzim, Macedo Vieira apontou que “será o reformador do clube”.

Já Edgar Pinho, presidente do Varzim, afirmou que o clube nasceu a 25 de dezembro de 1915 fruto da união, já que na altura havia 2 clubes e que decidiram unirem-se “e seguindo essa história pensamos que não deve haver divisionismos”. O dirigente aproveitou a cerimónia para informar que “será feito um inventário e recuperação dos troféus, de modo a coloca-los num local condigno”. Terminou com uma palavra de que “o Varzim fará parte da solução e que a direção será cooperante com a Póvoa”.

Associando-se ao aniversário, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa, disse ser este “um momento de renovar-se a esperança no futuro do Clube e eu acredito piamente nisso”, incentivando os órgãos sociais a trabalharem nos próximos projetos do clube que passam pela construção da Academia no Parque da Cidade e da Bancada Nascente no atual estádio. “2020 será um ano de se preparar os projetos para arrancarem as obras no ano seguinte”, disse.  

Depois as cerimónias dos 104 anos do Varzim continuaram com as visitas aos cemitérios da Póvoa para homenagear fundadores e Octávio Aguiar, ex-funcionário e colaborador do Clube, e Celso Oliveira, sócio do Varzim. Inicialmente marcado para esta data a homenagem a Ricardo Baptista, ex-jogador e treinador da Formação, no entanto por motivos de agenda de seus familiares, a mesma foi adiada para 12 de janeiro.