A Escola Profissional de Vila do Conde: uma escola de sucesso(s)

O sucesso é possível, existe, e na nossa escola não se mede pela quantidade de alunos que conseguem média superior a dezoito ou dezanove valores. Apesar de as estatísticas anuais do ensino profissional português colocarem a EPVC destacada no topo do ranking concelhio do sucesso, a nossa responsabilidade para com os alunos é individual e não se esgota nas estatísticas.

Nos 30 anos de existência que levamos a promover a formação de dupla certificação, escolar e profissional, como a via privilegiada para a construção de projetos de vida positivos e duradouros sempre procuramos colocar os anseios e ideais dos jovens em formação em primeiro lugar. Enquanto diretores da EPVC procuramos estar sempre disponíveis para o atendimento personalizado e para a resolução dos problemas individuais dos nossos alunos, tentando fazer parte da solução e não do problema.

Trabalhar numa escola inteiramente dedicada ao ensino profissional significa combater diariamente o estigma de representar um subsistema pouco valorizado que atrai os alunos mais desmotivados que frequentam o ensino obrigatório. Os problemas sociais destes jovens maltratado pelo ensino unificado, que teima em perdurar, refletem-se na escola, mas temos recursos humanos qualificados empenhados que dão o seu melhor para alterar os seus comportamentos acabando por os integrar. Possuímos um corpo docente estável com formação profissional adequada que apostam no trabalho colaborativo e n o desenvolvimento de projetos como forma de motivar os alunos.

A entrada na EPVC faz-se a partir duma entrevista pessoal que faz da orientação vocacional a melhor arma para a seleção dos jovens mais motivados para a aquisição de competências sociais e profissionais no decurso de um ciclo de formação de 3 anos. Estar disponível para escutar e dialogar significa aceitar a diferença e acreditar que a mudança é possível, mesmo quando o percurso escolar de repetências e dificuldades o desaconselha.

O apoio financeiro disponível permite aos encarregados de educação das famílias mais carenciadas encararem o futuro dos seus educandos com mais tranquilidade, levando-os a apostar na formação profissional como a aposta adequada para a promoção da qualidade de vida. É com muito agrado que a escola acolhe vários membros duma mesma família, ou de um grupo restrito de amigos cuja recomendação representa cerca de metade da capacidade de atração de novos alunos.

A EPVC é uma escola privada, a sua entidade proprietária é a Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, que faz com que nunca possamos descurar as necessidades mais imediatas das empresas: a disponibilização de técnicos intermédios qualificados. Em última análise, é da empregabilidade dos nossos diplomados que vivemos e é ela que traz novos candidatos, ano após ano, à escola.

Alfredo Bompastor, Diretor Pedagógico

Notícias Relacionadas