A família do voleibol do Desportivo da Póvoa

0
1056

“Ao Serviço do Desporto, da Cultura e da Póvoa”, lema com que nasceu o Clube Desportivo da Póvoa, e que tanto significado tem para todos nós que fazemos parte desta família. Mas cada uma dessas palavras vai mais além do puro significado da palavra. A que mais estou ligado é ao Desporto e à Póvoa. E o desporto tem-me proporcionado dos momentos mais ricos de toda a minha vida enquanto pessoa e, não falo no sucesso desportivo (também esse importante). Mas mais importante que o sucesso alcançado, esse é efémero, tal como o insucesso, o que fica em nós, e que hoje mais que nunca tenho a certeza, são a família, os amigos, os dirigentes, os atletas, os ex-atletas enquanto pessoas e as relações que nós estabelecemos com elas e que diferente dos sucessos e insucessos do desporto, se tornam duradouras e são o fundamental e mais importante de tudo aquilo que o desporto nos proporciona. E isto, o Clube proporcionou-me e contínua a proporcionar-me nos dias de hoje, pelo que lhe estou eternamente grato.

Relativamente ao Voleibol no Clube, após ter deixado de se praticar Futebol, a modalidade fez parte das 16 que o clube abraçou para proporcionar a prática desportiva à população poveira, tendo ao longo dos anos sido promovida a prática desportiva com êxitos regulares, fruto do trabalho desenvolvido por todos os envolvidos das diversas modalidades e dos diversos escalões. Foram alguns os títulos de campeões da segunda e terceira divisão alcançados e uma participação no ano de 1968/1969, na primeira divisão por uma equipa feminina, tendo alcançado um relevante 3º lugar nessa prova.

Não consigo dizer se este é o feito mais importante da modalidade no clube, porque acredito que tal como este, todos os outros foram igualmente relevantes para todos os envolvidos e por isso catalogá-los não me parece fazer sentido. Para nós, os que estiveram envolvidos nele sim, tem tanto de significativo como de trabalhoso e difícil de se conseguir. Só os que estiveram envolvidos nele, seus familiares e amigos sabem o que tivemos de abdicar para estarmos onde estamos neste momento. Abdicámos de férias, do convívio com aqueles que mais gostamos, do nosso precioso tempo, gastando-o em treinos e viagens de Guimarães, Maia, Espinho, …. para nos prepararmos para termos sucesso. E tudo isto sem qualquer remuneração, até disso prescindimos por esta causa. Por isso, mais que uma equipa construímos nestes 3 meses, uma família pois partilhamos todo este sacrifício. Uma família de gente com caráter, que acredita neles e nos seus companheiros e que sempre estiveram munidos do sentimento de sacrifício, entreajuda, companheirismo e, tantos outros substantivos. A eles agradeço e ficam com a certeza que lhes estou extremamente grato por tudo aquilo que cada um deles contribuiu para o processo. É um orgulho estar ao vosso lado neste projeto.

Palavras também para os nossos patrocinadores e aqueles que acreditaram em nós e neste projeto. Tenham a certeza que tudo fizemos para que esse apoio não fosse desperdiçado. Um muito obrigado.

Uma última palavra para aquele que nos juntou a todos e que tanto trabalhou e vai continuar a trabalhar para que este feito histórico, para o Voleibol poveiro e para a Póvoa fosse alcançado. Igor Oliveira, estamos todos gratos pelo teu trabalho e pelas condições que nos proporcionaste para que tivéssemos alcançado este sucesso. Muito obrigado, por tudo.

Edgar Silva