Aberto concurso para construção de interface modal junto à estação de metro de Vila do Conde

0
3623

A construção do novo interface modal junto à estação de metro de Vila do Conde, foi esta terça-feira autorizada com a abertura do concurso público para empreitada, por um valor de 1,98 milhões de euros.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, as empresas interessadas na construção do equipamento deverão apresentar as suas propostas nos próximos 21 dias, sendo que o prazo para execução da obra ficou fixado em oito meses.

Obra na parte nascente do canal do metro

O novo equipamento já estava projetado desde 2014, quando a Câmara Municipal preparou o terreno, na parte nascente do canal do metro, para receber a empreitada, mas só agora irá avançar no âmbito de uma “estratégia de mobilidade que permitirá a deslocação das pessoas no concelho e para fora deste, em modos suaves e transportes públicos”.

“O interface modal constituirá um polo de convergência dos diferentes modos de transporte, potenciando a utilização do Metro, libertando a cidade de alguns movimentos e aumentando a mobilidade no seu interior e incluirá a construção de um parque de estacionamento, com capacidade para duzentas viaturas ligeiras”, pode ler-se numa da Câmara Municipal.

A obra, que foi aprovada reunião de Câmara em junho do ano passado, será executada com apoio de verbas da União Europeia, no âmbito de uma candidatura feita pela autarquia enquadrada no programa “Portugal 2020”.

Ainda no âmbito da mobilidade urbana, o município vila-condense pretende, num outro projeto, completar um circuito que permitirá ligar a cidade, de forma pedonal e ciclável, às freguesias do litoral, e, mais tarde, ampliar essa rede ao interior do concelho.