Alerta para chamadas internacionais fraudulentas

0
1709

A autarquia da Póvoa de Varzim emitiu um comunicado alertando a população para as tentativas de fraude que se têm verificado através de chamadas de números internacionais desconhecidos.

“Se receber chamadas de números internacionais que não conhece, não atenda nem devolva as chamadas, pois poderá tratar-se de uma tentativa de fraude através da qual lhe será cobrado um valor elevado”, informam. Esse valor poderá ser imediatamente descontado no saldo do seu cartão, caso usufrua do tarifário (pré-pago) ou, refletido na fatura mensal do seu serviço de telefone, caso tenha contratado o tarifário (pós-pago).

Estes números internacionais começam por “00” ou “+” e o indicativo do país, sendo a Tunísia (+216 ou 00216) o país de origem do maior número de chamadas, existindo também queixas relativas a chamadas com origem noutros países como a Argélia, Marrocos, Congo e Tanzânia.

“De salientar que, o bloqueio de chamadas de números internacionais não resolverá o problema, porque o operador de comunicações eletrónicas não consegue distinguir as chamadas legítimas das fraudulentas”, conlui a nota da Câmara.